Fundação Hemopa conta com parceria da PM em unidades de coleta de sangue

Alunos de curso de formação participaram de doações voluntárias no Hemocentro de Marabá

20/01/2022 10h40 - Atualizada em 20/01/2022 10h53

Alunos de curso de formação garantiram a captação de 110 bolsas de sangue no Hemocentro de MarabáDiante dos inúmeros apelos do Hemocentro de Marabá, a Polícia Militar compareceu com um quantitativo de 137 alunos do Curso de Formação de Praça para fazer a doação de sangue. “O Hemopa nos procurou e o nosso serviço social entendeu a necessidade. Tenho certeza de que esta ação vai ajudar a melhorar este estoque”, comentou o coronel Dayvid Sarah, comandante local da PM.

“Tenho muito orgulho em participar dessa ação de solidariedade. Essa prestação de serviço é de extrema relevância para a comunidade marabaense”, destacou o aluno soldado Beto, que fez a sua primeira doação. 

 No final da tarde da última quarta-feira (19), o Hemocentro registrou 110 bolsas coletadas. “Uma alegria indescritível. O estoque de sangue precisa estar sempre abastecido, porque nunca sabemos qual será a necessidade dos hospitais. Só temos que agradecer à Polícia Militar que atendeu ao nosso chamado emergencial”, destacou Regiane Izaias, gerente do Hemopa Marabá.

Parceria com a PM para doação de sangue irá beneficiar hemocentros em várias cidades do ParáO Hemocentro de Marabá atende mais de 30 unidades hospitalares e faz a cobertura de 16 municípios da região sudeste do Pará. A necessidade de coleta diária é de, pelo menos, 50 bolsas. Diante das dificuldades das enchentes e devido ao surto de doenças virais, a média não está sendo alcançada desde o início do mês de janeiro. 

O apelo do Hemopa Marabá chegou até ao município vizinho, Parauapebas. Um grupo de jovens voluntários da causa pegou o ônibus e encarou três horas de viagem para  contribuir com o estoque de sangue.  “A gente vem com maior prazer. Acordamos de madrugada e chegamos aqui na maior alegria e disposição. Sabemos que doar sangue é salvar vidas. E salvar vidas é de Deus”, disse o integrante da caravana, Romário Reis, estudante de educação física em Parauapebas. 

Ações com a Polícia Militar

A Fundação Hemopa tem unidades em nove municípios paraenses. A Polícia Militar fechou parceria para comparecer em mais seis unidades de coleta: Belém, Santarém, Capanema, Abaetetuba, Altamira e Redenção. 

·         Capanema – dia 20 e 22

·         Santarém – dia 20

·         Abaetetuba – dia 20 

·         Belém – dia 21 e 22 

·         Altamira - dia 22 e 29 

·         Redenção - dia 29/01 e 05/2

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)