Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Graesp entrega mais de 55 mil vacinas contra Covid-19 para quatro Centros Regionais de Saúde

Com rapidez e eficiência, o Grupamento usou duas aeronaves para levar os imunizantes para crianças e adultos no interior do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
19/01/2022 18h16

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), desencadeou mais uma operação de entrega de vacinas pediátricas e doses destinadas a adultos para municípios de quatro regionais, nesta quarta-feira (19). A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no interior.

Do hangar do Grupamento em Val de Cans, em Belém, saíram 55.314 doses de imunizantes, para crianças e adultos, distribuídas para as sedes dos 10⁰, 11⁰, 12⁰ e 13⁰ Centros Regionais de Saúde da Sespa, nos municípios de Altamira, Marabá, Conceição do Araguaia e Cametá. Serão contemplados os 50 municípios atendidos por estes centros regionais.Profissionais da Sespa e Segup unem esforços para levar as vacinas o mais rápido possível à população em todas as regiões

Duas aeronaves fizeram o transporte: o avião Caravan e o helicóptero EC 145. O Caravan saiu pela manhã com destino a Marabá, na região Sudeste, de onde seguiu para Conceição do Araguaia, no Sul do Estado, enquanto o helicóptero decolou para Cametá, na Região do Tocantins, e depois seguiu para Altamira, no Oeste. Até o final do dia, todas as doses foram entregues, atendendo à meta do Grupamento de realizar as entregas em menos de 24 h.

Mobilização - O diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, informou que ao chegar a demanda da Sespa “começa a mobilização das vacinas o mais rápido possível. Levamos os imunizantes nos Centro Regionais, para que estes façam a imunização da população que muito espera por estas vacinas".

Nesta nova fase de imunização, há vacinas destinadas a crianças de 5 a 11 anos residentes no Estado. Do total entregue nesta quarta-feira, 15.620 foram doses pediátricas.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, ressaltou a importância do envio de mais uma remessa. “São muitas vacinas que vêm reforçar a imunidade de quem ainda não completou seu esquema vacinal. Peço que a população observe isso, pois precisamos que cada vez mais pessoas estejam imunizadas completamente. Já são 12 meses vacinando e fazendo campanha”, alertou.

O secretário informou ainda que a Sespa prossegue o trabalho em conjunto com outras instituições, para garantir que a vacina chegue à população de forma rápida, segura e eficaz.

Texto: André Macedo – Ascom/Segup