Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Programa 'Sua Casa' muda realidade de famílias em Salinópolis, no nordeste paraense

Por Bruno Magno (SEOP)
06/01/2022 18h54

Contribuindo para promover melhorias habitacionais em Salinópolis, nordeste paraense, o Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), continua mudando a realidade de muitas famílias. O programa habitacional, que oferece até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de residências, já beneficiou mais de 13 mil famílias em 12 regiões do Estado, sendo 404 somente em Salinópolis.

Valmir Araújo dos SantosNa cidade, o benefício está proporcionando mais qualidade de vida para o pescador Valmir Araújo, de 43 anos, contemplado ano passado com a primeira etapa do programa. Casado, ele mora com a esposa e mais dois filhos na  Rua Preamar, onde está reformando o piso, paredes e telhado da casa. 

“Moro aqui há 30 anos nesse bairro e essa ajuda do Sua Casa veio em bora hora, estava precisando muito, agora vou poder rebocar a minha casa, colocar o forro, terminar o piso e ajeitar o telhado. A gente trabalha bastante, mas o dinheiro que aparecer é para comer e comprar um gás, se não fosse essa ajuda eu nunca conseguiria. Quero agradecer o governador Helder Barbalho por olhar pela vida das pessoas . Vou poder dar um maior conforto pra minha família”, disse ele, emocionado. 

"Os recursos destinados em 2021 foram superiores a R$ 114 milhões, garantindo o início da concretização de um novo lar para 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, em 85 municípios do Pará, abrangendo todas as 12 regiões de integração do estado", explicou Orlando Reis, presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).

Na Travessa Paulo Maranhão, ainda em Salinópolis, mora outra família beneficiada pelo programa estadual. Solteira, a dona de casa Josane Fonseca, de 31 anos, reside em uma casa inacabada na companhia da mãe e mais três filhos, que ela cria sozinha. Contemplada com a primeira fase do programa, o sonho dela em reconstruir o espaço onde a família mora há 28 anos, agora, está sendo realizado.

Josane Fonseca quer terminar de construir a casa“Meu maior sonho agora é poder dar um conforto maior para os meus pais e meus filhos . Penso em terminar a casa, queremos fazer o telhado, fazer o piso. Nós conseguimos o benefício com muita luta, então agradecemos bastante ao governador Helder Barbalho por essa oportunidade. Que ele consiga fazer isso para outras pessoas também. Que outras pessoas também possam realizar esse sonho”, disse ela. Piso novo na casa de Valmir

Investimentos - Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios, estabelecidos em lei, para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. 

De forma prática, o ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Serviço:  Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214.8533 e 3214.8400.