Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Programa ‘Sua Casa’ ajuda na construção de lares de mais de 65 mil paraenses 

O ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, mas também vítimas de incêndios, enchentes, entre outras situações

Por Giovanna Abreu (SECOM)
29/12/2021 12h58

Moradora beneficiada pelos recursos do Programa Sua CasaAna Carla da Silva é uma dos 65 mil paraenses que conseguiram, em 2021, construir, reconstruir ou ampliar a sua residência por meio do Programa ‘Sua Casa’, da Companhia de Habitação do Pará (Cohab). Depois de 17 anos de sofrimento, enfrentando alagamentos que inundavam sua antiga casa e fizeram com que a família perdesse inúmeros móveis, o recebimento do cheque do programa significou uma transformação de vida, segundo a beneficiária, que mora no bairro do Jurunas, em Belém, e vive em situação de vulnerabilidade social. 

“Cada tijolo colocado aqui representa a realização de um sonho. Cada parede que eu conseguia levantar, eu chorava de alegria, porque eu achei que eu nunca iria conseguir. Quando eu olho para trás e lembro que a casa enchia, tinha dia que eu nem dormia porque chovia e eu não queria perder o pouco que eu tinha. Esse programa transforma vidas. Deus abriu essa porta e eu serei grata até o fim da minha vida a ele e ao Governo do Estado”, conta, emocionada, Ana Carla. 

Em 2021, segundo o presidente da Cohab, Orlando Reis, pela primeira vez, na história do Pará, um programa habitacional estadual voltado para construção, reconstrução e ampliação de residências beneficiou tantas pessoas em um único ano.

“Os recursos destinados este ano foram superiores a R$ 114 milhões, garantindo o início da concretização de um novo lar para 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, em 85 municípios do Pará, abrangendo todas as 12 regiões de integração do estado”, ressalta o presidente. 

PROGRAMA ‘SUA CASA’
O programa concede cheques de até 21 mil reais, que devem ser destinados, exclusivamente, à compra de material de construção e para ajudar no pagamento dos profissionais responsáveis pela obra. Os valores destinados para os beneficiários são liberados de acordo com uma tabela técnica.  

O ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Entre os beneficiados, 314 famílias com pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida e 104 famílias indígenas foram contempladas pelo programa neste ano. 

O programa atuou também na primeira fase do Territórios pela Paz (TerPaz), beneficiando diretamente 465 famílias residentes nas cidades de Belém, Ananindeua e em Marituba.

SAIBA OS REQUISITOS
Clique aqui e confira os critérios estabelecidos em lei para ter acesso ao programa ‘Sua Casa’.