Polícia Civil reforça atendimento em posto de identificação de Castanhal

A unidade atende, diariamente, cerca de 40 pessoas que possuem prévio agendamento eletrônico

08/12/2021 08h34 - Atualizada em 08/12/2021 10h17

Moradores de Castanhal, no nordeste paraense, que precisam emitir a primeira ou uma nova via da carteira de identidade, contam com reforço no atendimento do posto de identificação da Polícia Civil no município. A unidade atende, diariamente, cerca de 40 pessoas que possuem prévio agendamento eletrônico. A emissão do documento é realizada no mesmo dia. Até agora, mais de carteiras 10.734 carteiras de identidade foram emitidas somente no posto de identificação, neste ano, informou a Diretoria de Identificação (Didem) da Polícia Civil. 

Segundo Raimundo Farias, papiloscopista diretor da unidade, o atendimento é bem avaliado pela população de Castanhal e municípios vizinhos que utilizam o serviço. “Reformulamos nosso planejamento e, com isso, conseguimos dar andamento aos atendimentos que estão em atraso por conta da pandemia da Covid-19. Uma força-tarefa foi montada e conseguimos atender e normalizar as emissões, tudo com o apoio direto dos nossos servidores”, contou. 

O aposentado José Ferreira voltou para casa com nova via do RGO aposentado José Ferreira, de 62 anos, procurou atendimento na última terça-feira (07) e conseguiu emitir a segunda via do documento de identidade. Ele avaliou como positivo o atendimento. "A primeira versão já está bastante rasurada, pois tirei quando era mais novo. Fui muito bem atendido e agradeço a oportunidade de emitir este documento tão importante", comentou o aposentado.

Já a cabelereira Maria Antônia Alcoforado, de 43 anos, também de Castanhal, reforçou a importância do serviço para os moradores locais. “Fiz o agendamento pelo site da Polícia Civil e consegui ser atendida aqui no posto de identificação. É um serviço importante para a população da região, portanto parabenizo a Polícia Civil por desempenhar este importante papel no município", explicou.

 

DIDEM

A Diretoria de Identificação "Enéas Martins" da Polícia Civil do Pará, atua no processo de impressões digitais e, dessa forma, revela e identifica pessoas. Os papiloscopistas da Didem são responsáveis pelos cadastros de Registros Civis (RG), a conhecida Carteira de Identidade, e também auxiliam nos trabalhos investigativos.

Raimundo Farias é papiloscopista e diretor da UnidadeAo todo, 147 papiloscopistas da Didem se revezam no trabalho de identificação, tudo feito por meio do uso do método técnico-científico da papiloscopia que consiste na identificação por meio da análise de impressões papilares, nos desenhos encontrados nas papilas dérmicas palmares e plantares.

Além da identificação civil, os papilocopistas da Didem são responsáveis pela identificação Criminal Necropapiloscópica (cadavérica), que faz o levantamento de vestígios produzidos pelas papilas dérmicas e informações técnicas e Laudo Proposopográfico (comparação facial e antropométrica).

Agendamento

A emissão da carteira de Identidade somente será expedida por meio de agendamento pelo site: agendamento.policiacivil.pa.gov.br e os documentos necessários são: Certidão de nascimento ou casamento: cópia e original, 02 fotos 3×4 atuais e comprovante de residência. A partir da 2 via será necessário apresentar o boleto de pagamento.

 

Texto: Talison Lima/Ascom PC

Por Luana Laboissiere (SECOM)