Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Jucepa marca presença no III Congresso Nacional das Juntas Comerciais

Presidente da Junta ressaltou a importância do processo 100% digital que ajudou a agilizar os processos de aberturas de empresas no período de pandemia

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
02/12/2021 09h53

Teve início nesta última quarta-feira (01), em Porto Alegre, abertura do III Congresso Nacional das Juntas Comerciais e do I Congresso Internacional de Registro Mercantil (CIREM), promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU) sob o tema “A Transformação Digital Transpondo Fronteiras”.

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto, realizou a abertura da solenidade que foi marcada pela presença do governador do estado do Piauí, Wellington Dias, e do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que ministrou palestra magna.

Cilene Sabino é presidente da Jucepa“Toda a atenção de um governo deve estar focada no cidadão, em oferecer os serviços públicos e deixá-los acessíveis ao cidadão. Se for para simplificar para o cidadão, para o empreendedor, temos de buscar esse caminho para conseguirmos cumprir com a missão do serviço público, mesmo que isso demande mais esforços para os servidores. A burocracia se torna mais complexa, e a vida das pessoas, cada vez mais rápida, e estamos atuando para reduzir esse descompasso”, detalhou o Governador Eduardo Leite. 

A presidente da Jucepa e vice da Fenaju, Cilene Sabino ressaltou no discurso de abertura a importância do processo 100% digital agilizar os processos de aberturas de empresas no período de pandemia. “As Juntas implantaram o serviço 100% digital muito antes da pandemia. Desde então os fluxos de processos só evoluíram e as Juntas não deixaram de funcionar nenhum dia e com isso batemos recorde de abertura s de empresas na maioria dos Estados do Brasil”, afirmou Cilene Sabino. 

Estiveram presentes ainda diretor do DREI, André Santa Cruz, os presidentes de 25 Juntas Comerciais do Brasil, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Pará, autoridades locais, profissionais das áreas jurídica e contábil, assim também como convidados de várias regiões brasileiras que participaram virtualmente. 

 III Conaj e I CIREM  

Os eventos, que ocorrem entre 1º e 3 de dezembro, trarão discussões acerca da evolução do ambiente de negócios no país.O encontro está sendo realizado na sede da Fecomércio-RS/SESC/SENAC. As reuniões ocorrerão de forma híbrida, com participação presencial e online.

Elas serão divididas em palestras e painéis que abordarão desburocratização, reforma tributária, integração nacional, compliance, lei da liberdade econômica, lei geral de proteção de dados (LGPD) e modernização do ambiente para pequenos e médios negócios. Além das boas experiências de outros países, como a Estônia e Chile, e uma valorização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que possui as Juntas Comerciais como integradoras estaduais em cada uma das unidades federativas.