Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO ENEM 2021

Tranquilidade marca segundo dia de aplicação de provas do Enem no Pará

Pontos focais de instituições de diversas esferas garantiram ação célere dentro de Centro Integrado de Comando e Controle

Por Aline Saavedra (SECOM)
28/11/2021 19h36

O segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado pela tranquilidade no Pará. A avaliação é da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) que coordenou conjuntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública a operação Enem 2021. Ao todo, mais de 5.200 agentes de segurança pública foram empregados em todas as fases colocando o Pará no topo do ranking nacional onde mais agentes trabalharam durante a operação. 

"O balanço é totalmente positivo já que não houve nenhum tipo de violação e nenhum tipo de ocorrência que não permitisse a tranquilidade dos alunos em um evento tão importante, tanto para os estudantes quanto para as famílias", avaliou o coordenador de operações da Segup, Tenente Coronel Ângelo Corrêa.

Um dos motivos que garantiu a tranquilidade na aplicação do Exame foi a atuação de todos os profissionais envolvidos. "O estado do Pará tem empregado mais de 5 mil agentes de segurança pública e de outras órgãos no sistema e isso tem ganhado destaque a nível nacional e reflete na tranquilidade da operação", completou Ângelo Corrêa. 

Registros - Neste domingo (28), segundo dia de aplicação, três ocorrências de interrupção de energia elétrica foram computadas, sendo elas nas cidades de Baião, Mocajuba e Tailândia. Em nenhum local houve o comprometimento na realização das provas. Nos três casos, as informações chegaram ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e foram repassadas aos pontos focais da Equatorial e da Polícia Militar. De imediato, uma equipe técnica foi acionada para averiguar a falta do abastecimento de energia e uma guarnição da Polícia Militar orientou os responsáveis pelo som alto a diminuírem o volume, o que foi feito sem prejudicar o andamento do Exame.

Oito registros de poluição sonora próximo a instituições de ensino também foram identificados, sendo na cidade do Acará (1), Santarém (2), Castanhal (4) e em Belém (1), no conjunto Panorama XXI, no bairro do Mangueirão.

A eficácia em identificar e no atendimento das ocorrências só foi possível pela presença e integração das agências envolvidas na operação Enem no CICC, inaugurado na última segunda-feira (22). O espaço conta com modernas instalações que auxiliam no trabalho desenvolvido.

Logística reversa - Após o trabalho de escola dos malotes contendo as provas e depois do trabalho de policiamento preventivo e de ostensividade, os policiais militares realizam, juntamente com os correios a logística dos malotes contendo as provas até o 8° Depósito de Suprimento (DSUP), onde serão aguardadas as demais provas do Estado para serem levadas até Brasília para correção. 

Faltosos - De acordo com informações preliminares do representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), presente no CICC, no Pará houve, aproximadamente, 31,5% de abstenção para a prova tradicional e 50% para o Enem Digital. A nível nacional, o Inep registrou 29,5% de abstenção das provas impressas e 50,1% de abstenção no Enem Digital.  

CICC - Representante de diversas instituições já estão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC) para monitorar e acompanhar a movimentação e logística em torno da realização da prova, com o intuito de agilizar qualquer tipo de intercorrência que possa envolver a realização do Exame.

Regionais - No interior a Segup também monitora a realização da prova através dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), instalados nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades estão sendo monitoradas pelo Centro Integrado Estadual, localizado na Capital.

Monitoramento - A movimentação nos locais de provas conta com o monitoramento eletrônico de mais de 353 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém e também no interior do Estado.  

Integração - Participam da ação representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Cesgranrio, que executam as provas à nível estadual de forma presencial e virtual, respectivamente.