Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BOLETIM ENEM

Segunda Etapa do Enem 2021 inicia com distribuição dos malotes da provas 100% realizada

Por Walena Lopes (SEGUP)
28/11/2021 11h01

As equipes das forças de segurança do Estado já estão nas ruas para garantir mais segurança e realizar a logística de transporte das provas referente a 2ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, que acontece neste domingo, 28. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) juntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coordenam as ações de logística, policiamento ostensivo e monitoramento da “Operação Enem 2021”.

A entrega dos malotes com as provas já foram distribuídos de forma completa nos 742 locais onde o Exame será realizado em 77 municípios do Pará. Na ação, 363 agentes e 121 viaturas estiveram envolvidos para prestar apoio aos Correios, responsável pelo transporte das provas. A entrega dos malotes iniciou às 6h e foi concluída antes das 10h desta manhã. 

Toda as informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. 

Energia Elétrica

No município de Tailândia, uma escola estadual foi identificada com uma queda décima das fases de energia. Uma equipe da Equatorial Energia foi acionada e já resolveu o problema.

Policiamento

O policiamento será intensificado nas proximidades dos locais de prova e nos pontos de ônibus a partir das 11h para garantir maior tranquilidades e segurança aos alunos que estarão em deslocamento para a realização do Certame. A previsão de abertura dos portões é às 12h. Na capital, a segurança nas escolas do município ficará a cargo da Guarda Municipal de Belém. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar.

CICC- Representante de diversas instituições já estão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC) para monitorar e acompanhar a movimentação e logística em torno da realização da prova, com o intuito de agilizar qualquer tipo de intercorrência que possa envolver a realização do Exame. 

Regionais - No interior a Segup também monitora a realização da prova através dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), instalados nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades estão sendo monitoradas pelo Centro Integrado Estadual, localizado na Capital.

Monitoramento - A movimentação nos locais de provas conta com o monitoramento eletrônico de mais de 353 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém e também no interior do Estado. 

Integração - Participam da ação representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Cesgranrio, que executam as provas à nível estadual de forma presencial e virtual, respectivamente. 

O próximo boletim será divulgado as 13h