Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTES

Pará lidera com folga o ranking de medalhas no atletismo das Paralimpíadas escolares

Por Evaldo Júnior (SECOM)
25/11/2021 17h41

Após um primeiro dia de sucesso nas Paralimpíadas Escolares, com mais de 40 medalhas conquistadas, a delegação paraense na competição repetiu os bons resultados nesta quinta-feira (25). O comitê organizador dos jogos divulgou a parcial de algumas modalidades, entre as quais está o atletismo. O Estado do Pará encabeça o ranking de forma isolada. Apenas no primeiro dia de competição, os atletas paraenses conseguiram 9 medalhas a mais do que a São Paulo, o segundo colocado. Foram 33 medalhas somente no atletismo. Por conta das seletivas, muitas disputas serão concluídas nesta sexta-feira (26), na grande final. Hoje, até o fechamento desta matéria, o Pará havia conquistado 25 medalhas, sendo 10 de ouro. O resultado deste dia de competição será divulgado em breve pela organização. 

Pela manhã, o basquete em cadeira de rodas foi destaque. Pela primeira vez na história a equipe do Pará ganhou um jogo por 9 a 2. A dona Iracilde da Silva saiu do cidade de Ananindeua para acompanhar o filho, que é cadeirante. Da arquibancada os olhos cheios de orgulho se direcionavam para onde o filho se deslocava na quadra. “Eu estou aqui muito alegre. Ontem ele perdeu e hoje ele ganhou. Foi uma emoção só. Poder estar aqui, vendo o sorriso e a evolução dele é muito bom. Para quem é mãe, como eu, é gratificante. Agradeço a todos que puderam proporcionar essa oportunidade única”, disse dona Iracilde.

Nesta quinta-feira (25), houve disputas no judô, basquete em cadeira de rodas, futebol, bocha, atletismo e tênis de mesa. Na piscina olímpica também tinha paraense disputando medalha. Simone Farias, treinadora de natação, disse que a expectativa é grande com os nossos nadadores paralímpicos: “Os nossos atletas têm qualidade. A gente traz as vezes dois, três atletas, eles sempre levam medalhas. A nossa equipe é muito boa. Nós juntamos os municípios, extraímos os melhores e vamos aguardar os resultados de hoje e amanhã”, falou a treinadora.

A Secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga, destacou o sucesso dos estudantes na competição. “Desde o início da gestão atual nós investimos na inclusão em nossas unidades de ensino. Essa chuva de medalhas que estamos vendo nas Paralimpíadas escolares é apenas o reflexo do nosso trabalho intenso, do compromisso do governo do Pará com as atividades esportivas, no âmbito das escolas do estado. Também queremos agradecer aos municípios, com suas escolas municipais pelos investimentos realizados”, disse a Secretária. 

Victoria Emmily, de 17 anos, é bi-campea absoluta no Judô feminino. A estudante tem 100% da visão comprometida. Adversidade que nao a impediu de vencer a Paraíba nesta manhã e levar medalha de ouro. "Cheguei aqui com uma espectativa boa, mas sempre fica aquele frio na barriga. Eu estava bastante nervosa. Foi uma competição muito difícel, mas que me ajudou a acreditar no meu potencial. Encerro a minha participação com muito orgulho e duas medalhas de ouro", disse a estudante muito animada. 

A medalhista e moradora do bairro do Guamá, na capital paraense, é participante ativa do programa do governo do estado "Territórios Pela Paz". "Sem dúvidas o programa foi muito importante para minha chegada até aqui. Eu aprendi muitas coisas legais, mexendo com corpo e voz, que nos ajudam a manter o controle das nossas emoções. E aqui reflete dando um certo equilíbrio na hora da luta, por exemplo".