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TechCamp Pará desperta interesse de alunos da rede estadual por tecnologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/12/2018 00h00

Agentes potenciais para transformação social, alunos da rede estadual participaram da I TechCamp Pará, uma iniciativa voltada à aprendizagem ativa, que engloba projetos e desafios nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A apresentação dos projetos ocorreu nesta sexta-feira (14), na Escola Estadual Augusto Meira, em Belém, e reuniu mais de mil pessoas.

O TechCamp Pará foi viabilizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Embaixada dos EUA no Brasil e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de divulgar, valorizar, apoiar e fomentar projetos de implantação e disseminação de práticas educacionais voltadas à aprendizagem ativa de STEM (Ciência – Science/ Tecnologia – Technology/ Engenharia - Engineering e Matemática - Mathematics) na rede pública de educação básica do Estado do Pará.

O projeto também promoveu integração, interação e fortalecimento à rede de estudantes e professores dos municípios de Abaetetuba, Moju, Barcarena, Igarapé-Miri, Castanhal, Ananindeua e Belém, por meio da socialização de projetos, apresentações, cursos e oficinas no evento.

Trabalhos científicos - Ao longo da programação foram apresentados 20 trabalhos científicos, produzidos por alunos do ensino básico, e 13 oficinas para alunos e professores, como “Introdução à robótica e programação em blocos com Ardublock; Impressão 3D; Google Sala de Aula; Microscópio Virtual; Óculos VR da Amazônia miriti board; Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais; App Inventor; Cubo do Conhecimento; Design Thinking, Primeiros Passos na Programação WEB; Show de Mágica; Introdução à Robótica Livre – Reusetech e Construção de Foguetes para o ensino de Física.

Entre os projetos está o “Voando na Física”, realizado por alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Augusto Meira. O objetivo é fazer a medição das lâminas de água nos aeroportos com o apoio de drones. No primeiro momento, os alunos construíram o equipamento, e em parceria com a Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária) vão realizar coleta e análise de materiais, como desdobramento do projeto.

“Participar desse processo de montagem do drone despertou em nós o interesse em aprender sobre Eletrodinâmica e Eletrostática, que são assuntos vistos apenas no 3º ano. Achei muito interessante, e agora quero fazer vestibular para Engenharia Elétrica ou Química”, contou a estudante Tassiana Ramos, 16 anos.

Iniciação científica - Atividade extraclasse, o TechCamp contribuiu para a aproximação dos estudantes com a iniciação científica. “Tínhamos aula duas vezes por semana, sendo uma teórica e outra prática. Dessa forma, aprender Física ficou muito mais interessante pra todos nós”, destacou o estudante Juanildo Santos, 15 anos, que também desenvolveu o projeto “Voando na Física”.

Segundo Rafael Herdy, formador do Núcleo de Tecnologia Educacional, ligado à Coordenação de Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), “essa mostra científica buscou integrar alunos e projetos da Região Metropolitana de Belém com alunos de escolas do interior do Estado. Nossas expectativas foram ultrapassadas, pois houve troca de conhecimento e contatos para o desenvolvimento de outros projetos. Demos o primeiro passo, e os alunos vão dar continuidade à TechCamp para transformar sua realidade”.

Todos os alunos envolvidos no TechCamp receberam medalhas pela participação nas atividades.