Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPANSÃO

Sectet visita Cametá e anuncia melhorias para área de educação superior e técnica

A previsão é de que sejam realizadas melhorias na estrutura predial, nos laboratórios e no plano pedagógico, além da oferta de novos cursos em acordo com a  necessidade de cada município

Por Fernanda Graim (SECTET)
12/11/2021 09h21

Na tarde da última quinta-feira (11), o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, acompanhado da adjunta, Edilza Fontes, e assessores, esteve no Centro Integrado de Educação do Baixo Amazonas, localizado no município de Cametá. O Centro faz parte da rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) que, desde 2020, passaram para a gestão da Sectet.

Os olhares curiosos de alunos, docentes e terceirizados logo deram lugar a rostos de satisfação ao ouvir os esclarecimentos do secretário a respeito das mudanças que já estão ocorrendo. "Este é um processo delicado e é necessário tempo para que consigamos fazer tudo o que almejamos", ponderou Maneschy.

Ele explicou que a mudança de gestão das Eetepas da Secretaria de Educação (Seduc ) para a Sectet permite com que o Governo do Pará consiga dar uma atenção maior ao ensino técnico e tecnológico do estado. "Vamos ter muitas melhorias na estrutura predial, nos laboratórios e no plano pedagógico. Pretendemos oferecer novos cursos, que estejam de acordo com a  necessidade de cada município", ressaltou o secretario. 

Maneschy acrescentou que tais ações estão ocorrendo com os recursos proporcionados pela Lei Complementar 133/2020, que destina recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) para ciência, tecnologia e qualificação profissional, o que fez o orçamento da Secretaria passar de R$ 17 milhões para cerca de R$ 140 milhões.

Para a aluna do curso técnico em administração, Evelyn Maciel, receber a visita do titular da secretaria foi um momento de extrema importância. "Receber o secretário falando das melhorias que teremos foi essencial. Estávamos nos sentindo desamparados e a vinda dele nos trouxe segurança", enfatizou.

A coordenadora dos cursos técnicos em alimentação escolar e em agroindústria, Joelma Oliveira, também comemorou a visita do secretário. "Ele veio conhecer a nossa realidade e isso é bom para que tenhamos melhorias e assim vamos proporcionar cursos de melhor qualidade", pontuou. 

A professora não escondeu a empolgação com a possibilidade da abertura de novos cursos voltados à atual realidade do município. "Aqui nós precisamos muito de um curso de técnico em nutrição, por exemplo, o que vai ampliar o mercado de trabalho para nossos alunos", ressaltou.

Na oportunidade, Maneschy e sua equipe desfrutaram de um lanche preparado pela turma de técnico em alimentação escolar e visitaram algumas obras de melhoria que já estão ocorrendo na escola.

"Forma Pará"

Ainda pela manhã em Cametá, o secretário e sua equipe participaram da V Jornada da Computação, ocorrida no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município. Na ocasião, foram anunciados os cursos de Agronomia, para Baião; Sistemas de Informação, para Oeiras do Pará; e Enfermagem, para Cametá. Todos pelo Programa Forma Pará, do Governo do Estado.

O professor Maneschy ainda recebeu oficialmente das mãos dos professores do campus, Ulisses Weyl e Fabrício Farias, três projetos que vão proporcionar maior qualidade de vida à população de Cametá e entorno, e que irão receber apoio da Sectet.