Escola de Governança e TCE certificam 50 servidores em Gestão Pública
Por meio de acordo de cooperação técnica, o Governo do Estado, através da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizaram nesta terça-feira (18), a certificação dos 50 concluintes no curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Políticas Públicas e Governança. A cerimônia foi no auditório Ministro Elmiro Nogueira, na sede do tribunal.
Essa é a segunda turma de pós-graduação que o TCE-PA forma em parceria entre o EGPA, sob a coordenação da Escola de Contas Alberto Veloso (Evac). “Mais uma vez estamos alcançando nosso objetivo: capacitar nossos servidores com o intuito de ampliar a atuação do tribunal, no que se refere à efetiva contribuição do órgão para a melhoria dos serviços públicos em favor da população paraense, oferecendo nossos serviços tendo como agentes servidores qualificados”, explicou a conselheira presidente do tribunal Lourdes Lima.
Formada por 50 alunos, sendo 10 servidores do Ministério Público do Estado do Pará (MPC) e 40 do TCE-PA, a especialização foi concluída em um ano, com 15 disciplinas ministradas em 386 horas de aula. “Todos os matriculados concluíram a pós-graduação. Não houve nenhuma desistência. Saber disso me causa uma grande alegria. Quero dizer a vocês, formandos: Valeu à pena! Sei que vocês se dedicaram muito aos estudos, ao trabalho e à família. Imagino quantos dias e horas vocês reservaram para conseguir concluir esse curso. Vivemos em um tempo de avanço tecnológico, por esse motivo não podemos perder a oportunidade de aprender, sempre”, ressaltou a presidente do TCE.
“Vocês não imaginam o quanto me alegra saber que escolheram meu nome para representar essa turma. Isso me honra. Não porque sou presidente deste tribunal, mas porque sou como vocês. Eu amo aprender. Receber essa homenagem é muito significativo para a minha vida”, disse Lourdes Lima ao agradecer a homenagem recebida pelos formandos.
A conselheira substituta Milene Cunha, membro do Conselho Consultivo da Ecav, falou em nome de todos os professores que lecionaram na pós-graduação. “É uma honra e uma responsabilidade falar em nome dos professores. Acredito que a função do professor é a mais nobre que existe. Agradeço a vocês por acreditarem que aquilo que o professor possa pensar ou falar seja relevante para o conhecimento de vocês. Sinto-me honrada em contribuir para a formação desse grupo seleto de servidores”, disse.
O diretor geral da EGPA, Danilo Alho destacou o empenho, o compromisso e a parceria como ações importantes para a conclusão do curso. "Este momento é um exemplo da importância da união entre órgãos. Quero destacar que a EGPA é a única escola de governança pública do país; as demais são escolas de governo, fato que evidência a importância da governança no estado do Pará. Ofereço meus elogios e meus parabéns aos concluintes, que se tornam, a partir de hoje, profissionais mais capacitados e comprometidos com a missão de oferecer à sociedade paraense serviços públicos com qualidade", destacou.
O representando o governador, Paulo Alberto Amoras disse que decidiu falar durante a cerimônia devido à emoção que presenciou nesta tarde. “Eu vi o carinho e a dedicação com que foi pensado e realizado este curso. Quando o governador discursa, ele pauta sua fala nos pilares que compõem a administração do governo atual, e um deles está presente na palavra revolução. Estou feliz porque presenciei aqui a revolução nesta turma, no conhecimento e nas relações afetivas que vocês construíram”.
Um dos alunos da turma, o servidor Walmir Clemente fez o discurso em nome da turma. O formando dedicou sua fala para agradecer a todos os envolvidos na realização do curso, em especial aos conselheiros, conselheiros substitutos e servidores da Ecav. “Em nome da diretora Karlla Bengston e aos professores agradecemos aos mestres e doutores pela dedicação. Vocês foram incansáveis na construção do nosso conhecimento. Reconhecemos o trabalho de vocês. Muito obrigado”, agradeceu.
Compuseram a mesa da cerimônia, além da conselheira presidente do TCE-PA Lourdes Lima, o conselheiro Luis Cunha, a procuradora do MP-PA Silaine Vendramin, o representante do Governo do Estado do Pará, Paulo Alberto Amoras, e o diretor geral da EGPA, Danilo Alho.