Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Pará entrega obras de reconstrução e ampliação do Grupamento de Bombeiros em Marabá

Por Dayane Baía (ARCON)
25/10/2021 16h53

Com atuação estratégica no combate a incêndios urbanos e florestais e atendimento emergencial durante as tradicionais cheias do rio Tocantins, o 5° Grupamento Bombeiro Militar (GBM), em Marabá, recebeu obras de infraestrutura. Nesta segunda-feira (25), o governador Helder Barbalho participou da entrega oficial do prédio que recebeu Polo de Formação, novo alojamento feminino, guarita e uma viatura auto-plataforma mecânica com alcance de 20 metros de altura.

Nas obras de reforma e ampliação do 5º GBM, o Governo do Estado empregou, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP), o valor de R$ 721.898,18 e conta com serviços de pintura, reforma de instalações elétrica e hidráulica de todo o complexo.

Em discurso, Helder Barbalho destacou a importância das obras para garantir melhores condições de trabalho ao Corpo de Bombeiros e, por conseguinte, o reflexo na prestação de serviço à comunidade.

"Quero festejar aqui os investimentos de mais de R$ 700 mil para reconstruir essa estrutura que foi entregue em 1993, ainda na gestão do governador Jader Barbalho. Hoje, ela está sendo reestruturada e adaptada para as necessidades dos dias atuais. Também aproveito para festejar a chegada desta plataforma. Pela primeira vez teremos uma estrutura fixa em Marabá para atender a casos de incêndio e com isso prestar o serviço com maior qualidade para a população de Marabá”, enfatizou o chefe do poder Executivo estadual.

Participaram da agenda autoridades municipais como o prefeito Sebastião Miranda Filho, a deputada federal Elcione Barbalho e o estadual Chamonzinho, além do secretariado estadual e o comandante geral dos Bombeiros, Hayman Apolo.

Homenagem Póstuma

Durante a agenda, foi inaugurado o Polo de Formação Bombeiro Militar 2º Sargento BM Paulo Ronaldo Batista, cujo nome refere-se ao membro de trajetória ilibada na carreira militar e atuação na unidade, falecido em 2018.

Idealizado para qualificação, aperfeiçoamento e instrução dos militares da região de Marabá, objetivando a capacitação através de cursos de formação ou de especialização. O prédio é composto por duas salas de aulas, alojamentos e banheiros para atender e dar suporte aos alunos em curso.

Plataforma em Altura

Primeiro do interior do Estado, o 5º GBM recebeu uma viatura auto plataforma mecânica (APM - 04), com alcance de 20 metros de altura ao grupamento, auxiliando no suporte a operações de salvamento em altura e combate a incêndios urbanos.