Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Projeto "Gol do Brasil" inicia aulas presenciais em Belém

Além de jogar futebol, os jovens aprendem em aulas teóricas valores propagados pelo projeto, como as dez habilidades para a vida, estabelecidas pela ONU

Por Luana Laboissiere (SECOM)
20/10/2021 11h47

Noventa alunos participaram nesta última terça-feira (19) das aulas presenciais do projeto Gol do Brasil, em Belém. Com quatro turmas, as crianças e adolescentes puderam relembrar a metodologia da Confederação Brasileira de Futebol Social (CBF), além dos aprofundamentos dos conceitos de jogo e das habilidades de vida. O projeto é uma iniciativa da CBF em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Antes de pisarem no campo, os alunos e seus responsáveis participaram de uma roda de conversa com o secretário-adjunto, Vitor Borges, e os instrutores, momento em que foram repassados todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Também foi debatido como serão realizadas as aulas, balanceando o ensino teórico e prático do futebol com lições de cidadania.

“Nós devemos tomar todos cuidados necessários para fazer uma prática esportiva com segurança. O sentimento de retorno é de esperança em um futuro melhor para as crianças que estiverem no projeto, onde o foco é muito mais no desenvolvimento pessoal e nos aprendizados da vida. E a gente acredita que o futebol e o esporte, em geral, são meios para formarmos cidadãos”, declara Vitor Borges, secretário-adjunto da Seel.

Após 18 meses parados por conta da pandemia, pais e alunos estavam ansiosos com o retorno. Para a dona Feliciana Souza, que trouxe os dois netos, é grande a satisfação com o desenvolvimento de Moisés, de 11 anos, e Marcos Vitor, 13 anos.

“Eles amam o futebol, brincam sempre que possível. Com o projeto, a gente pode perceber as mudanças de personalidade, principalmente no Moisés, que está desde 2019 nas aulas. Com certeza, o Marcos, que está iniciando, também irá ter um outro comportamento. Nós, como família, ficamos felizes com o que o projeto proporciona para cada participante”, conta Feliciana Souza.

As aulas de futebol de campo serão realizadas às terças e quintas-feiras, em duas turmas mistas nos horários de 8h às 9h (faixa etária de 6 a 8 anos e 9 a 11 anos); 9h às 10h (faixa etárias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos); 15h às 16h (faixa etárias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos); e, 16h às 17h (faixas etárias 6 a 8 anos e 9 a 11 anos)

 

Gol do Brasil 

O projeto atende crianças e adolescentes da rede de ensino pública, entre 6 a 17 anos, que residem nos bairros próximos ao CEJU, local das aulas. Além de jogar futebol, os jovens aprendem em aulas teóricas valores propagados pelo projeto, como as dez habilidades para a vida, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel