Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Coordenação estadual de Políticas para o Autismo realiza evento alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

PcDs terão acesso a informações sobre ações e políticas públicas importantes voltadas para esse grupo social

Por Caroliny Pinho (SESPA)
21/09/2021 08h23

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA), vai promover a Semana de Conscientização para o Autismo, como um dos eventos em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência celebrado no dia 21 de setembro. Desde 2012, o autismo é considerado um tipo de deficiência e há uma lei que garante os direitos dessa população. A programação do evento será do dia 21 até 26 de setembro no Boulevard Shopping. 

“Em ilusão a essa data a equipe do shopping nos procurou para fecharmos uma parceria não só de alusão ao dia, mas também de ampliação de direitos para as pessoas com autismo dentro do espaço. Um evento como esse é de extrema importância para informar o máximo possível de pessoas sobre o autismo. Nós vamos, inclusive, ter uma amostra dos Tealentos, ou seja, um momento de valorização das habilidades artísticas semelhante ao que tivemos em abril deste ano e que será reapresentado no shopping”, comenta Nayara Barbalho, Coordenadora da CEPA. 

Entre as ações que vão ocorrer durante a semana estão o cadastro da carteira de identificação da pessoa com autismo, documento que fornece informações importantes como o número dos responsáveis assim como características da pessoa com autismo. Em espaços públicos abertos como shopping centers, por exemplo, o documento é fundamental, pois contribui para a identificação e melhor abordagem. 

Já nos dias 25 e 26, além da Amostra TEAlentos, uma equipe da CEPA estará no local para dar orientações sobre temas gerais do autismo, rede de atendimento, condutas para avaliação e intervenção. 

Segundo a lei federal número 12933/2013, conhecida como Lei da Meia-Entrada, estudantes, jovens, pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência e seus acompanhantes têm o direito de pagar metade do valor em ingressos e entradas. No entanto, a partir desta semana o shopping passará a ter gratuidade para pessoas com autismo e seus acompanhantes no cinema e benefícios em outros estabelecimentos. 

 

TEAlentos

Em abril desse ano aconteceu a primeira edição do TEalentos, evento de apresentações artísticas de pessoas com Autismo. Para essa semana estão sendo preparados pocket shows com apresentações que vão acontecer na Praça de Alimentação do Shopping Boulevard.

“Queremos convidar a todos para que prestigiem a Semana de Conscientização para o Autismo, pois trata-se de mais uma ação voltada para o público e que busca garantir o direito a saúde pública de qualidade”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.