Presidente da Jica vem ao Pará conhecer projetos em parceria com o Estado
O presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Shinichi Kitaoka, vem ao Pará para conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o governo do Estado. Na manhã desta segunda-feira (23), o representante chefe da Jica Brasil, Ryuichi Nasu, foi recebido pelo governador Simão Jatene, no Palácio do Governo, onde apresentou a programação que está sendo planejada para a visita do executivo japonês, que deve ocorrer no início do mês de fevereiro.
“Entre os projetos mais importantes que são desenvolvidos pela Jica, dois estão no Pará, por isso o nosso presidente faz questão de conhecer o Estado. Acreditamos que temos a oportunidade de ampliar a cooperação”, destacou Nasu, ao se referir ao projeto BRT Metropolitano e ao Projeto de Polícia Comunitária, ambos desenvolvidos pelo órgão do governo japonês que é responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que presta assistência a mais de 150 países.
A instituição atua no Pará há quase 30 anos por meio do Ação Metrópole, que prevê a melhoria do transporte metropolitano. A agência japonesa é responsável pelo planejamento e financiamento do projeto, que está em fase de implantação. “Após a liberação da concessão da BR-316, pelo governo ederal, pudemos dar andamento ao BRT. Gostaríamos de agradecer ao Governo do Pará pelo empenho”, reiterou Ryuichi Nasu.
Simão Jatene agradeceu à Jica pela parceria com o Governo do Pará e falou da importância da colaboração. “A Jica sempre apoiou o desenvolvimento do Estado. Somos muito gratos pela dedicação do Japão nessa parceria”, afirmou o governador, que garantiu o apoio governamental durante a visita do presidente da agência de cooperação.
Participaram da reunião o cônsul principal do Consulado do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Fernando Yamada; o diretor presidente da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu, Alberto Ke-iti Oppata; o secretário geral da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu, Mauro Jun Matsuzaki; o diretor presidente do Hospital Amazônia, Gilberto Osamu Yamamoto; e a Coordenadora de Relações Internacionais do Estado, Larissa Chermont.
Parcerias – Além do BRT Metropolitano, a Jica também atua no Pará na área da segurança pública, por meio do projeto de Polícia Comunitária. Uma perita da Polícia Japonesa, Hisami Ohashi, especialista em Polícia Comunitária, fez um intercâmbio no Pará, onde participou de palestras e encontros com a Polícia Militar do Estado, fortalecendo ainda mais as colaborações já existentes.
As relações comerciais entre Pará e Japão se estreitam ainda mais no que diz respeito ao agronegócio, com a produção de cacau no município de Tomé-Açu, cupuaçu, açaí e outras frutas. Os derivados desses produtos já começam a circular no mercado japonês, dinâmica ressaltada e comemorada pelo príncipe japonês Akishino e a esposa, a princesa Kiko, durante visita a Belém no mês de novembro de 2015.
Em 2014, o Pará registrou o segundo maior saldo da balança comercial brasileira, com US$ 13,3 bilhões, e o Japão tem participação nesse montante. O país foi, em 2015, o segundo destino com maior volume das exportações do Estado, superando US$ 1,2 bilhão, exemplo claro de uma relação consolidada, fruto de processo histórico que se intensificou com os investimentos japoneses em diversos setores.
A aproximação entre Pará e Japão está também no campo cultural. O país foi homenageado durante a 19ª Feira Pan-Amazônica do Livro, comemorando os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, além de processo imigratório, especialmente no Pará, Paraná e São Paulo. Além disso, em outubro de 2015, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) também integrou as ações comemorativas, com evento que teve a participação do solista japonês Ryu Goto.
A parceria também se fortalece no campo educacional. A Jica oferece no Pará bolsas de estudo para formação, treinamento e qualificação técnica especializada aos servidores do Estado. Os cursos são feitos no Japão, e as despesas custeadas integralmente pela agência. Pela Coordenadoria de Relações Internacionais do Pará (Cori), já foi efetivada a seleção de dez servidores das secretarias de Transporte (Setran), Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Turismo (Setur) e Desenvolvimento Econômico e Mineração (Sedeme), que foram enviados ao Japão, desde 2015, quando a parceria se iniciou. Os cursos oferecidos foram: manutenção e gestão de estradas, administração de estradas, capacidade comunitária e desenvolvimento rural focada em um povo e um produto, políticas de desenvolvimento para pequenas e médias empresas, desenvolvimento regional sustentável do turismo na América Latina e no Caribe.