Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Seel incentiva a democratização da ginástica entre crianças e adolescentes 

Articulação de Secretaria com instituições fomenta a prática do esporte e traz novos horizontes a atletas

Por Luana Laboissiere (SECOM)
16/07/2021 12h21

A ginástica é um dos esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas, e vem ganhando cada vez mais espaço entre crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Belém. Como estratégia para democratizar a modalidade, uma parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com o Centro Norte de Ginástica e Federação Paraense de Ginástica atende a 300 alunos, alguns dos quais já começam a participar de competições representando o Pará. 

Aos 10 anos, Jhonata Silva treina três vezes por semana para competir na categoria infantil, em setembro, no Campeonato Brasileiro de Ginástica que será realizado em Aracaju, no estado do Sergipe, e que será seu primeiro desafio fora do estado. “Me sinto muito bem aqui, fazendo o treinamento e meu objetivo é me tornar um ginasta profissional com muitas vitórias”, afirmou o atleta. 

A mãe de Jhonata, Tatiane Beltrão, moradora da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém, conta que, em 2019, passou pela frente do Centro Norte e o filho se interessou pela atividade. Em uma aula experimental, o menino de identificou com o esporte que, inclusive, trouxe mudanças no cotidiano familiar.  

“Eu fico muito contente por meu filho estar aqui. O Jhonata estava passando por uma fase de estresse e quando começou a ter essas aulas, ele passou a interagir mais com as crianças da idade dele. Eu vi que o esporte o ajudou na socialização com outras pessoas”, relatou Tatiane. 

O menino que sonha com o lugar mais alto do pódio é treinado por Sylas Filho e Maurício Ribeiro, que é atleta contemplado no programa Bolsa Talento, gerenciado pela pasta estadual de Esporte e Lazer, e que também treina no local para as competições da Confederação Brasileira de Ginástica. 

“A modalidade tem um fator muito importante na disciplina de crianças e adolescentes que é levada para dentro de casa e para a escola: a centralidade. Sem falar no impacto de bem-estar com a saúde. Como educador, a satisfação maior é ver a superação diária, sempre buscando disciplinar para o convívio em sociedade E graças ao governo estadual, através da Seel, crianças e adolescentes têm essa possibilidade de educação por meio do esporte, no caso da ginástica, no núcleo de alto rendimento e social que é o Centro Norte”, ressaltou Maurício Ribeiro, ginasta e treinador da seleção brasileira. 

Em julho, as aulas estão sendo realizadas de segunda a quarta-feira, pela manhã e tarde. A partir de agosto, voltarão ao cronograma normal: às segundas, quartas e sextas. O Centro Norte de Ginástica fica na travessa Lomas Valentinas, 472, no bairro da Pedreira, na capital paraense. 

A Secretaria também concede auxílio financeiro para a participação em competições dos atletas da ginástica. As informações sobre Apoio ao Atleta podem ser conferidas no site www.seel.pa.gov.br.

"Com o apoio da seel, a ginástica paraense está se destacando nos cenários nacional e internacional, tanto que temos atletas representando o Pará na seleção brasileira desta modalidade", ressaltou Vitor Borges, secretário-adjunto de Esporte e Lazer.

Texto: Paula Portilho / Ascom Seel