Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará capacita produtores do Marajó sobre doenças de notificação obrigatória

Por Rodrigo Reis (PC)
13/07/2021 19h46

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), iniciou nesta segunda-feira (12), no município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, uma capacitação à produtores rurais sobre doenças cuja notificação é obrigatória. 

A ação ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação de produtores rurais, vereadores e da prefeita, Consuelo Castro. A capacitação ainda vai passar pelos municípios de Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra. A proposta é melhorar a qualidade do serviço de vacinação na região e garantir a eficiência na imunização de animais bovinos.

Para Daniele Brito, Gerente Regional de Soure, a programação é uma oportunidade de promover e melhorar o nível de conhecimento da comunidade local, para que possam detectar precocemente suspeitas de doenças e comunicar o serviço veterinário oficial.

“Através das capacitações, a Adepará busca conscientizar e sensibilizar os produtores rurais sobre as principais doenças de notificação obrigatória e como comunicar corretamente ao órgão de defesa. É uma oportunidade também de ouvir o produtor, entender seus anseios e planejar ações no sentido de fortalecer a parceria e, assim, dar mais qualidade aos serviços", explicou. 

Os médicos veterinários - Fiscais Estaduais Agropecuários (FEA), agentes de fiscalização, auxiliar de campo e assistente administrativos que compõe às unidades locais também receberão orientação sobre habilidades e conhecimentos de vigilância epidemiológica e procedimentos para registros das notificações de doenças no Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária (e-Sisbravet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o médico veterinário da Adepará, Clóvis Carneiro, os servidores que recebem as capacitações vão também poder multiplicar, juntos aos produtores, as informações que receberam, já que acompanham mais de perto o dia a dia do produtor. 

"Essa atualização é constante. Os servidores do interior precisam acompanhar e conhecer de perto como funciona os programas desenvolvidos pela Adepará, a fim de terem mais respaldo e conhecimento técnico quando forem discutir e alinhar ações com os produtores locais", pontuou. 

A capacitação está sendo explanada em apresentações teóricas sobre as principais doenças de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, sendo que a parte prática será desenvolvida através da demonstração de como registrar uma notificação no sistema e-Sisbravet.

Programa

O Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT) da Adepará é vinculado diretamente ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), que foi instituído em 2001 pelo Mapa com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.

O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas. Como a brucelose e a tuberculose são zoonoses causam grandes prejuízos à pecuária paraense, deve-se diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde comunitária, a fim de promover uma maior competitividade da pecuária estadual.

Ponta de Pedras

O produtor Cláudio Santos, da comunidade Praia Grande, zona rural do município, participou da capacitação realizada pela equipe da Adepará na Câmara Municipal. Além de trabalhar com bovinos, ele também tem criação de frangos e um pequeno plantio de açaí. O produtor considerou a ação "proveitosa". 

"Sou pequeno produtor e me sinto satisfeito em participar de uma ação que vai contribuir efetivamente para o meu dia a dia, dando mais qualidade ao trabalho e também mais conhecimento de como agir em determinadas situações, como na identificação de doenças", disse. 

Vacinação - A vacinação contra a brucelose e tuberculose bovina só poderá ser realizada sob a responsabilidade de médicos veterinários Cadastrados no serviço oficial de defesa sanitária animal, no caso do Pará, a Adepará.

Para que a vacina contra a brucelose seja aplicada é necessário que haja um treinamento específico ao agente vacinador, visto que essa vacina, aplicada sem o conhecimento técnico, oferece riscos de contaminação aos humanos por se tratar de uma vacina viva liofilizada.

Brucelose - É uma doença grave e sem cura, que afeta quase todas as espécies de mamíferos domésticos e também o homem, sendo também uma zoonose, podendo ser transmitida aos humanos. Nos animais, causa retenção da placenta (placenta não se solta após o parto), repetição de cio (as fêmeas entram no cio, são cobertas e não emprenham), aborto após o quinto mês de gestação e Inflamação das juntas (artrite). No homem causa febre, dores pelo corpo todo, inflamação das articulações (artrite), falta de apetite, insônia, calafrios, dores de cabeça, fraqueza e infertilidade.

Já a tuberculose bovina é uma doença de evolução lenta que acomete bovinos, bubalinos, cães, gatos e também o homem. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões nodulares (caroços) que podem ser localizadas em qualquer órgão do animal.

Além da GPECEBT e GES, participam da ação a Gerência de Defesa Animal (GEDA) e a Gerência de Epidemiologia e Emergência Agropecuária (GEEPI).