Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E LAZER

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma boa opção de lazer nas férias em Belém

O Parque funciona no bairro do Curió-Utinga, com a entrada franca, todos os dias, das 6h às 17h, exceto terça-feira, que fecha para os serviços de manutenção  

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
08/07/2021 16h10

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma ótima opção de lazer no mês das férias. Recentemente foi  permitida a liberação gradativa da prática de exercícios e esportes ao ar livre no local. Os passeios de bike, atividades de trilha, rapel, tirolesa e boia cross estão novamente disponíveis, desde que agendados e acompanhados por condutores credenciados. O Parque funciona de quarta a segunda, das 6h às 17h, com entrada franca. 

A direção do Parque do Utinga informa que o número máximo de participantes para as atividades de trilha e boia cross é de 15 pessoas. Nas trilhas como a Trilha da Mariana, Trilha do Gaúcho, Trilha do Breu Branco, Trilha do Bolonha, Trilha do Amapá são permitidas caminhadas com condutores ambientais autorizados.

No aplicativo do Parque do Utinga, o visitante pode ver a lista de condutores ambientais autorizados com suas respectivas informações e contatos para realizar o agendamento. Já as Trilhas do Patauá, do Yuna e da Capivara podem ser feitas de maneira autoguiada, ou seja, sem obrigatoriedade de contratação de condutor ambiental, sendo que as duas últimas podem ser feitas também de bicicleta. 

A administração do Parque é feita pela Organização Social Pará 2000 e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com o Governo do Estado, que buscam continuamente meios para a preservação dos ecossistemas naturais do espaço, estimular a realização de pesquisas científicas, bem como a usufruição do espaço pela população.  

“O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é um espaço que sintetiza quase toda a riqueza e beleza da fauna e flora amazônica, sendo uma excelente opção para passeios em família e para a prática de exercícios ao ar livre”, comenta Edelber Santos, gerente do Parque Estadual do Utinga pela OS Pará 2000.

As trilhas ainda não estão completamente disponíveis, estando liberadas do Bolonha até a entrada e só podem ser feitas por meio dos instrutores da Amazônia Ventura (pessoa jurídica) ou por meio dos instrutores do Ideflor-bio (pessoa física), onde a solicitação pode ser feita no aplicativo do Parque do Utinga. Vale salientar que todas estas atividades ainda estão em fase de liberação gradativa e só podem ser praticadas com supervisão competente.  Durante o mês de julho, uma série de trilhas especiais acontecerão, pensando justamente nestes dias em que muitos costumam tirar férias.

“A Amazônia Ventura também promoverá uma colônia de férias, nos dias 7 a 9 de julho, com horários da manhã, para que as crianças de 5 a 12 anos possam se divertir em muitas programações ao ar livre, feitas sob a supervisão de profissionais qualificados que irão garantir que toda esta divertida aventura seja segura para os pequenos”, conta Diego Barros, gerente da Amazônia Ventura.

No Acolhimento, que é uma área coberta um pouco a frente do pórtico de entrada, os frequentadores podem desfrutar das delícias da lanchonete Café do Lago, degustar os sorvetes da Icebode, da Gelateria Damazônia e apreciar todo o entorno.

Os visitantes podem percorrer os quatro quilômetros de trilha que o Utinga oferece, a pé, em bicicletas individuais ou para duas pessoas. Ao longo da trilha, o Parque conta com lanchonetes, onde é possível encontrar  laches, cafés e refeições.  Além disso, uma parada para hidratação poder ser feita em uma das famosas Bikes do Coco, nas quais as pessoas podem tomar água de coco e outros refrescos gelados. 

Serviço:

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna funciona, com a entrada franca, nos dias de segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 6h às 17h; e fecha, às terças-feiras para manutenção.  

*Texto de Gabriel Nascimento (Ascom / OS Pará 2000).