Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO VERMELHO

Servidores do Ideflor-Bio e Semas marcam presença em doação a campanha do junho vermelho

Por Patricia Madrini (IDEFLOR-BIO)
29/06/2021 12h08

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promovem nesta terça, 29 e quarta, 30 junho, das 8 às 16h, uma campanha de doação de sangue em alusão ao junho vermelho no Ideflor-Bio. E tem como objetivo sensibilizar para a importância de ser um doador ajudando a salvar vidas. 

Segundo Lilian Bouth , Assistente Social do Hemopa, a campanha do “Junho Vermelho”, tem sido muito importante para a fundação, principalmente a parceria com o IDEFLOR-Bio e Semas, que vem para abastecer os nossos estoques e não permitir que falte sangue para todo e qualquer paciente, convocando os servidores das duas instituições para se fazerem presentes nesses dois dias e praticarem esse ato de solidariedade.

Lilian, conta ainda, que as campanhas externas, têm como objetivo diminuir a distância entre o doador de sangue e a fundação Hemopa. Então, estar hoje aqui, no prédio do IDEFLOR-Bio, facilitando esse acesso dos servidores, que muitas vezes não tem a oportunidade de ir até uma de nossas unidades, vem para enriquecer a parceria e aumentar o número de doações, tendo uma meta de 200 pessoas para esta ação.

De acordo com a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, participar de uma campanha dessa, é um ato de crescimento direcionado ao voluntariado. "Essa é uma ação de amor e compromisso à uma questão tão séria, pois envolve a colaboração dos servidores, expandindo o quantitativo de reserva de bancos de sangue pro Estado do Pará, ajudando a salvar vidas. Dentro desse montante, sabemos que muitas pessoas poderão ser alcançadas e beneficiadas por esse ato, contribuindo com nossa sociedade e o desenvolvimento da cidadania", ressalta.

Túlio Ferreira, Gerente e doador da Semas, explica que é fundamental essa mobilização de qualquer órgão publico da sociedade, fazer essa campanha de doação de sangue, pois estamos no mês de Junho Vermelho, onde todos se mobilizam para que possam doar. A Semas, junto ao Ideflor-Bio e Hemopa, fizeram essa grande mobilização para esse gesto de amor.

Fábio Pamplona, gerente e doador do Ideflor-Bio, conta que a doação de sangue é um ato de amor e essas campanhas deveriam ser bastante incentivadas e reproduzidas em vários órgãos e instituições, pois você se sente bem doando, sabendo que vai ajudar outras pessoas. É válido enfatizar também, a doação de medula óssea e a propagação da cultura de doação.

A doação de sangue é um ato simples. O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. A apresentação de um documento de identificação original e com foto é obrigatória.

É importante lembrar que neste período de pandemia, há algumas restrições. Quem teve Covid-19, pode voltar a doar sangue depois de 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca e Pfizer, são 7 dias após cada dose. Se o candidato não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.