Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIDORES - CAPACITAÇÃO

Servidores apresentam projetos na Segunda Semana de Inovação

Programação será transformada em uma trilha de formação dentro da plataforma de Ensino a Distância da EGPA

Por Isabela Quirino (EGPA)
28/06/2021 17h42

A Segunda Semana de Inovação na Gestão Pública do Pará da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) iniciou a semana com a apresentação de projetos inovadores de órgãos como Secretaria de Saúde (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) e Secretaria de Educação (Seduc).

Pela manhã desta segunda-feira (28), a programação foi realizada por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da EGPA e, este ano, a ação também conta com o diferencial de ser transmitida pela TV Cultura. As palestras que ocorreram no período da tarde deste primeiro dia puderam ser assistidas por uma edição especial do programa Sem Censura Pará. 

A Semana de Inovação é parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Programas de Valorização do Servidor (NPVS) para o Prêmio Inova Servidor, como uma forma de incentivar e implementar a cultura de inovação no Estado. 

“Lançamos o prêmio e as atividades relacionadas a ele no início da pandemia, e obtivemos a participação de nove equipes de secretarias distintas na primeira edição. A persistência na execução do programa nos trouxe uma grata surpresa este ano, mesmo ainda com toda a dificuldade imposta pela pandemia, saltamos de nove projetos para vinte e cinco, ampliando exponencialmente nossa rede de servidores inovadores”, explica a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho.

Para o servidor da Santa Casa, Ivson Carvalho, a premiação é uma oportunidade de dar visibilidade às inovações realizadas nas secretarias, possibilitando o compartilhamento dessas práticas entre as instituições do Estado. “Quando entrei na Santa Casa, em 2017, as pendências que causam permanência nas internações ainda eram contabilizadas manualmente e queríamos dinamizar este processo, nosso projeto apresenta um sistema para essas informações, que já está em uso”, explica o enfermeiro, que representou sua equipe durante a apresentação do projeto na fase final do prêmio. 

“Desenvolvemos este projeto na Santa Casa, mas ele é replicável em qualquer cenário hospitalar. O Inova Servidor é uma vitrine para que a gente possa levar essa proposta para outras instituições e possa receber propostas diferentes”, finaliza o servidor. 

A partir do dia 15 de julho, toda a programação da Semana de Inovação será transformada em uma trilha de formação dentro da plataforma de Ensino a Distância da EGPA, como um curso de inovação para a certificação dos servidores interessados. “Buscamos dar mais conformidade na participação e entregar ao servidor um material mais didaticamente organizado, inclusive com uma avaliação final”, afirma Lucílio Nery, coordenador do Núcleo de Programas de Valorização do Servidor. 

As apresentações dos projetos finalistas e palestras sobre inovação no serviço público seguem até a próxima quarta-feira (30). Confira a programação completa dos próximos dias:

29/06

09h às 12h – Defesas de projetos Prêmio Inova Servidor

14h00 – Burocracia da ponta e a necessidade de gerenciar a criatividade – Gabriela Lotta

14h30 - As Bodas de Prata do Prêmio Nacional de Inovação e as novidades de 2021 – Marizaura Camões 

15h00 - Saúde 4.0 – Co-criação do analógico ao Digital – Leonardo Aguiar

30/06

09h às 12h – Defesas de projetos Prêmio Inova Servidor

14h00 – Convergência da Plataforma GOV.BR – Os benefícios de um governo digital – Fabiano Lima

14h30 – Vencedores do 1º Prêmio Inova Servidor: 

Edson Chaves dos Santos – Meu talento Vale Ouro - Projeto premiado em 2020, 1º Lugar em serviços. 

Aline Gomes - Educação Mão na Massa, Projeto premiado em 2020, 1º lugar em processos.

15h00 - Aplicativos da Plataforma Mais Brasil – Cidadania na Palma da Mão – Hugo Carvalho Marques.