Com capacitação, técnicos do Sine do sudeste do Pará melhoram atendimento a beneficiados por seguro-desemprego

Equipe da Seaster ainda realizou mutirão de atendimentos à população de Parauapebas para atender à demanda de pedidos desse benefício.

21/06/2021 15h17 - Atualizada em 21/06/2021 16h54

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) concluiu uma capacitação prestada aos técnicos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) dos municípios de Parauapebas e Xinguara, no sudeste do Pará, iniciada no último dia 15 de junho, na sede do SINE de Parauapebas, voltada ao auxílio na execução de serviços de intermediação de mão de obra e habilitação do seguro-desemprego.

Em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, técnicos da Diretoria de Trabalho e Emprego da Seaster ministraram a capacitação, conduzindo os participantes através da plataforma digital Emprega Mais Brasil, do Ministério da Economia. A plataforma gerencia a execução do atendimento de seguro desemprego em suas mais diversas modalidades: Seguro-Desemprego Formal, Seguro-Desemprego Empregado Doméstico, Seguro-Desemprego Pescador Artesanal, Seguro-Desemprego Empregado Resgatado e Bolsa Qualificação.

"A demanda de seguro desemprego em Parauapebas é muito grande devido o município ser um grande polo de empregabilidade, com uma rotatividade muito grande. Por isso, a Seaster está aqui para auxiliar na reabilitação deste serviço, que há aproximadamente dois anos já não ocorria mais", comentou a coordenadora de Seguro-Desemprego da Seaster, Ana Patrícia, que esteve integrando a equipe durante todos os dias da ação.

A equipe da Secretaria ainda realizou um mutirão de atendimentos à população a fim de suprimir uma demanda de solicitações de seguro. Na ocasião 161 pessoas foram atendidas.

"A capacitação ocorreu e nós recebemos muitas informações. Fomos à prática do atendimento, com habilitação ao seguro desemprego e o atendimento direto à população. Isto nos dá possibilidade de receber os trabalhadores do nosso município e fazer um trabalho com excelência. Saímos desta capacitação mais seguros para realizar o atendimento", pontuou a gerente do posto do Sine de Parauapebas, Joseane Reis. 

Por Camila Santos (SEASTER)