Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto Pronto-Sorriso leva alegria às crianças em tratamento de saúde no Abelardo Santos

Unidade funciona 24 horas com urgência e emergência para pacientes de 0 a 12 anos e promove uma programação lúdica no ambiente hospitalar

Por Governo do Pará (SECOM)
18/06/2021 12h46

Bebês atentos à ação lúdica dos personagens do Projeto Pronto-Sorriso nesta sexta-feira (18) no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos Super-heróis, princesas e personagens de livros infantis saíram dos contos e invadiram a pediatria do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), na manhã desta sexta-feira (18), no distrito de Icoaraci, em Belém. O lançamento do Projeto Pronto-Sorriso arrancou gargalhadas de acompanhantes e crianças que estavam na urgência, emergência e na enfermaria da unidade hospitalar, referência do Governo do Estado de pronto-socorro pediátrico. A ação deve ocorrer todas as sextas-feiras no hospital de grande demanda. Para se ter uma ideia, do dia 1º a 31 de maio de 2021, foram realizados 2.112 atendimentos de crianças de 0 a 12 anos, 11 meses e 29 dias.  

A programação utilizou recursos lúdicos no contexto hospitalar, com o objetivo de levar alegria aos pacientes, desmistificando a imagem de que a hospitalização ou mesmo, a ‘ida ao médico’ é igual a sofrimento ou dor. “Eu nunca tinha visto, dentro de um hospital, tanta alegria de viver. Geralmente, os locais são tensos, e, muitas vezes, com um ambiente mais pesado para levar as crianças. Essa ação faz toda a diferença no atendimento”, aprovou, Dina de Castro Moura, de 36 anos, mãe da pequena Gabi. “Além das brincadeiras, sinto segurança nos profissionais de saúde do Abelardo”, acrescentou Dina.

Internado com pneumonia, o Thiago Gomes, de 6 anos, não imaginou ver dentro de um  hospital uma turma tão animada. “Isso é muito legal. A tia brincando, os bonecos dançando igual na televisão”, disse o menino, que está no HRAS desde o dia 15 deste mês de junho. A mãe, Thaiara Gomes Maués, de 28 anos, agradeceu ao hospital. “A gente já conta com uma equipe nota 10, e agora se deparar com músicas e brincadeiras dentro de uma instituição, é muito satisfatório”, enfatizou.

A equipe multiprofissional do Aberlardo Santos leva alegria para o ambiente hospitalar para proporciona bem-estar às crianças internadas Além da encenação de coreografias e narração de histórias, a equipe multiprofissional da unidade, também proporciona mini oficinas de pintura e desenhos às crianças. Os pequeninos, que participaram da ação, também levaram para casa um "Certificado de Coragem", uma espécie de prova de que eles não temem aos tratamentos médicos.

O projeto envolve a Enfermagem, a Nutrição, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Setor de Humanização do HRAS, e contou com uma programação piloto na última sexta-feira (11). “Fizemos uma pequena amostra de como seria o projeto e percebemos a satisfação de todos. A comunidade hospitalar se animou quando se deparou com cores e muita alegria no ambiente estereotipado, que é o hospital”, explicou o diretor executivo do Regional Abelardo Santos, Marcos Silveira.

Projeto - A supervisora da Urgência e Emergência, Shamira Resque, garante que o projeto vai tornar o ambiente ainda mais leve até mesmo para o colaborador. “No dia selecionado, no caso as sextas-feiras, serão utilizados na Urgência, balões, massa de modelar, giz de cera e a entrega de certificados de coragem aos pacientes. Nestes dias, os colaboradores estarão liberados para o uso de roupa temáticas e coloridas”, destacou ela.

Projeto Pronto-Sorriso contou com voluntários dispostos a conquistar sorrisos das crianças em tratamento no Hospital Abelardo Santos “Observamos que o choro e o medo das crianças no ambiente hospitalar foram minimizados com o evento. Elas sentiram mais segurança na equipe, com essa aproximação mais lúdica. Colocamos também músicas infantis, balões, o que deixou uma atmosfera ainda mais contagiante”, finalizou Shamira Resque.

Parceria - Para criar uma atmosfera lúdica, o projeto recebeu apoio de vários voluntários. Há mais de 20 anos no mercado de entretenimento infantil do Estado, a Tia Bola não deixou ninguém sério nos corredores do Abelardo Santos. “Há anos estamos apoiando eventos como este para arrancar sorrisos de crianças e pais que vivem em uma situação difícil, devido ao acompanhamento dos filhos. Um sorriso, um gesto de emoção, são o nosso retorno”, comentou Bola.  

Quem também fez bonito no lançamento do Pronto-Sorriso, foi a banda musical "Balada Kids". Com um repertório próprio e com um toque de regionalismo, Guto Risuenho não deixou os usuários parados. "Nosso grupo já vem fazendo ações com as crianças. Elas são gratificantes, pois uma pequena apresentação faz toda a diferença na vida das pessoas”, observou o cantor.  

Reestruturação - O diretor executivo do Abelardo Santos, ainda explica que o Projeto Pronto-Sorriso faz parte de uma reestruturação da Unidade desde março passado, quando o hospital passou a ser administrado pelo Instituto de Saúde Social da Amazônia -ISSAA. “Hoje, o Abelardo é referência em atendimento de urgência e emergência pediátrica, ainda também, realizamos cirurgias para esse público, que são procedimentos regulados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Chegamos a números de atendimentos fantásticos. Para essa gestão, almejamos proporcionar além de um excelente serviço médico, um atendimento humano e respeitador a todos os usuários”, finalizou Silveira. 

*Texto de Roberta Paraense. (Ascom / HRAS).