Parceria entre Sedap e UFPA implantará sistemas de abastecimento de água
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), dá continuidade ao projeto que vai implantar sistemas de abastecimento de água em 94 comunidades de 26 municípios das regiões do Marajó e do Xingu.
Nesta quarta-feira, 8, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, para viabilizar meios de realizar um trabalho de campo efetivo no âmbito do serviço social. A parceria firmada entre a secretaria e a universidade tem como objetivo desenvolver uma ação conjunta desde o cadastro das famílias até a implantação do sistema.
“A universidade tem muito interesse em ligar o seu trabalho acadêmico, que é o de ensino, pesquisa e extensão, com as necessidades da população, com as políticas públicas. Então, esse convênio é uma oportunidade a mais da gente solucionar esse problema concreto da comunidade, que é essa questão do acesso à água potável, com um trabalho que vai ser, também, uma oportunidade de aprendizado para os nossos alunos”, afirmou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.
Fruto do convênio da Sedap com o Ministério da Integração, uma parceria com o programa Água Para Todos, do governo federal, os 105 sistemas coletivos de abastecimento de água beneficiarão 6.854 famílias de produtores rurais. Ao todo, 10 municípios do Xingu e 16 municípios do Marajó terão acesso à água potável, que servirá tanto para o consumo quanto para as atividades rurais.
O investimento se aproxima dos R$ 21 milhões e reflete o caminho para ampliar o desenvolvimento das duas regiões, como pontua o secretário Giovanni Queiroz. “Ao unir forças com a universidade, temos condições de garantir uma melhor qualidade de vida para as regiões que serão beneficiadas com o projeto. Juntos, alcançaremos as nossas metas de ampliar a renda familiar dos agricultores e contribuir para o saneamento dos nossos produtores rurais, além de auxiliar no ensino dos estudantes da UFPA”.
No Marajó, Afuá, Anajás, Chaves, Bagre, Breves, Melgaço, Gurupá, Muaná, Portel, Cachoeira do Arari, Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure e Salvaterra serão beneficiados com o sistema. Já na região do Xingu, os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu serão atendidos pelo projeto.
Texto: Patrícia Vasconcellos