Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

TerPaz entrega cadeiras de rodas na Terra Firme, em Belém, e no Icuí Guajará, em Ananindeua

A ação foi das secretarias estaduais Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde (Sespa), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), e de Justiça

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
28/05/2021 17h05

A equipe do governo, com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, contemplou o pedreiro Raimundo Lagoia, 54 anos"Agradecida". A doméstica, Nazaré Ribeiro, de 68 anos, sintetizou o sentimento de moradores e seus familiares, beneficiados com a entrega de cadeiras de rodas, nesta sexta-feira (28). Viúva, Nazaré Ribeiro é mãe de quatros filhos, um deles é paraplégico e foi contemplado com o equipamento. ‘’Meu filho estava precisando desta cadeira de rodas, já que a dele está em péssimas condições, e eu não tinha dinheiro para comprar uma nova. Eu louvo a Deus por esse projeto, que está beneficiando não só o meu filho, mas  várias pessoas que estão necessitando’’, disse Nazaré.

A ação de entrega das cadeiras de rodas foi realizada pelas secretarias estaduais Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Saúde Pública (Sespa), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na manhã desta sexta-feira (28), em benefício dos moradores da Terra Firme, em Belém e do Icuí Guajará em Ananindeua, bairros que integram os sete territórios contemplados pelo Programa Territórios pela Paz.

"Junto com o programa TerPaz, estamos articulando para que essa política chegue aos nossos territórios e que contribua para a questão da inclusão dessas pessoas com deficiência, mas uma vez o nosso governo se comprometendo com a nossa população e incluindo as pessoas com deficiências nas nossas políticas públicas. As ações de entrega de cadeiras de rodas vão continuar, junto com o TerSaúde, com Secretaria de Saúde Pública do Estado. Além das cadeiras de rodas, também são realizados cadastros para entrega de órteses, próteses, aparelhos auditivos e oculares, de uma forma geral, tudo aquilo que beneficie essa população invisibilizada’’, ressaltou a Diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania (NAC) da Seac, Juliana Barroso.

A entrega contou com a participação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. "Nós sabemos que não temos calçadas adequadas, não temos ruas apropriadas e muitos desses beneficiados de hoje não estão visíveis aos olhos do poder público, por que pela dificuldade de locomoção eles ficam muito em casa, e nós sabemos o quanto uma cadeira de rodas ajuda na qualidade de vida e é isso que queremos fazer, é transformar o Estado na mão amiga, estender sempre esse braço e fazer com que ele esteja perto das pessoas, ao alcance para melhorar a qualidade de vida’’, afirmou a primeira-dama do Estado.

A Coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz, Alessandra Amaral, ressaltou a importância desta ação. "Nós estamos levando saúde e qualidade de vida para essas pessoas, que tanto precisam no nosso Estado, mas aos poucos com o TerSaúde nós vamos conseguir levar sempre essa qualidade, esse sonho que nós estamos realizando, por que na realidade o TerPaz, desde 2019 sempre teve esse programa e só agora nós estamos realizando e tão rápido, já que a ação acontece em uma semana e na outra já conseguimos realizar a entrega. No bairro do Icuí Guajará em Ananindeua foram entregues 17 cadeiras de rodas, já no bairro da Terra Firme foram 16, nós estamos vendo que cada final de semana nos conseguimos entregar mais cadeiras para os territórios’’ disse a Coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz, Alessandra Amaral. 

Vítima de câncer o pedreiro Raimundo Lagoia, de 54 anos, também foi um dos beneficiados, ele que perdeu uma das pernas em decorrência da doença, falou da alegria em ter sido um dos contemplados ‘’Eu nunca imaginei que ia conseguir tão rápido essa cadeira de rodas, já que realizei o cadastro tem menos de uma semana, durante a ação de saúde que foi realizada aqui no meu bairro. Eu venho lutando contra o câncer desde de 2019, mas infelizmente no início do ano passado tive que amputar uma das pernas, por isso que essa cadeira vai ajudar muito na minha locomoção, já que atualmente só ando de muletas’’ disse.

O servente de pedreiro Jailson Rodrigues, foi com a esposa e o filho de 10 anos, que sofre de paralisia cerebral, buscar a cadeira de rodas. ‘’Nós estávamos muito preocupados já que a cadeira dele já estava pequena e nós não tínhamos condições de comprar uma nova, por que estou desempregado, por isso agradeço muito por essa ação’’, afirmou.   

Nas próximas semanas, outros bairros inseridos no programa Territórios pela Paz também serão beneficiados.