Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO RURAL

Governo entrega, em Bragança, espaços para fomentar agricultura familiar

Por Governo do Pará (SECOM)
21/05/2021 20h22

A entrega da revitalização do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada do Nordeste do Pará, conhecido como Unidade Didática de Bragança (UDB) foi realizada pelo governador Helder Barbalho, junto com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), Alfredo Verdelho Neto,  e a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Lana Roberta dos Reis, na tarde desta sexta, 21.

Helder Barbalho destacou a importância do espaço de capacitação voltado a agricultura familiar, assim com o Centro Integrado de Produção Rural, também entregue nesta sexta em Bragança, e que terão um importante papel de estímulo e articulação da produção rural para a região e para o Estado.

“É muito importante que nós possamos ter uma Emater fortalecida e junto com a Emater, a Centro Integrado, que é uma parceria do Governo com todos os seus órgão relacionados a produção, além das Federações da Agricultura e da Indústria para que nós possamos garantir que os produtores de diversas áreas possam ter aqui um olhar para que essa produção possa ser maior e com melhor qualidade”, afirmou o chefe do poder executivo estadual.

O Centro Integrado de Produção Rural vai ofertar diversos serviços de instituições públicas e privadas que possam contribuir para o fortalecimento do setor produtivo agropecuário na região, como Emater, Ideflor, Prodepa, Banpará, Jucepa Faepa, Sedap, Semas, Sedeme, Sefa, Adepará, Iterpa,Senar, Sicoob e Sindicatos. O Centro Integrado funciona na sede do SESI, localizado na Rua 13 de maio, n° 666, no centro de Bragança.

Polo de Difusão - Localizada a sete quilômetros da sede do município de Bragança, a UDB é um dos espaços em que a Emater desenvolve capacitações teóricas e práticas para técnicos e agricultores familiares do Pará, atendendo principalmente os municípios da região nordeste, há quase quatro décadas.

“A unidade é um polo de difusão de conhecimento, onde tanto o agricultor familiar como outros produtores de pequeno e médio porte podem receber treinamentos e qualificações e levar para a sua atividade agrícola potencializando a sua agricultura. É também um espaço de capacitação dos técnicos da Emater, com isso, ganham todos, os técnicos que são capacitados, os trabalhadores rurais que também tem acesso a treinamentos e são atendidos por esses técnicos e que podem melhorar sua produção e a sociedade que vai ter acesso a alimentos cada vez mais abundantes”, afirma a presidente da Emater Lana Roberta dos Reis.

Na revitalização, foram reformados e equipados os espaços do auditório, refeitório, alojamentos e agroindústrias de leite e de frutas. O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, Alfredo Verdelho Neto, destacou a importância de se manter em bom estado e bem equipado um espaço com a importância didática e produtiva que tem o centro.

“ O mais importante é a gente verificar o cuidado com a coisa pública, pois esse é um equipamento fantástico e que tem a condição, em tempos normais, de capacitar ao mesmo tempo cerca de 60 estudantes em forma de imersão, com alojamento, alimentação, e uma série recursos que podem capacitar para melhorar a qualidade de vida e a renda no campo”, ressalta o secretário.


O Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada do Nordeste do Pará ocupa uma área de 100 hectares - metade da área de reserva legal e a outra, onde são produzidos gados leiteiros e ovinos, além de feijão caupi, e funciona uma horta orgânica didática e também é feita a produção de adubo orgânico, através do aproveitamento dos resíduos orgânicos das outras produções.

Um viveiro com capacidade para a produção de até 60 mil mudas de frutíferas e essências florestais também é mantido no local e mais ainda deve vir para ampliar ainda mais as áreas de capacitação e produção.

“Futuramente também serão produzidas aves de postura e de corte e temos planos de iniciar também um projeto de piscicultura com a produção de alevinos de espécies locais. Quanto as agroindústrias de leite e frutas, além de espaço de capacitação sobre as boas práticas de processamento, pretendemos também beneficiar a produção de associações de produtores, podendo chegar a até 100 famílias beneficiadas”, afirma o administrador do centro de treinamento (UDB) Théssio Santos.

Além da revitalização dos espaços de capacitação já existentes no centro, a cerimônia na UDB marcou a entrega do primeiro Laboratório de Análise de Solos do Estado, que será uma referência para as análises voltadas para os agricultores familiares e outros produtores que demandem o serviço na região nordeste e até outras regiões do Estado. O químico do Laboratório de Solos da Emater, Jorge Dias, explica a importância da análise de solos para a produção.

“Como nós da Emater já prestamos assistência técnica e extensão rural ao produtor, essa será uma ferramenta tanto para o produtor quanto para o técnico que trabalha nesse processo, que vai saber o que é necessário para a adubação e para a correção do solo, de acordo com a cultura a ser produzida, objetivando a melhora da produção. Num primeiro momento nós faremos a granulometria, que é uma análise física, e a análise de macronutrientes, que é um dos tipos de análise química", pontuou o químico.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Emater)