Parceria visa implantação de centro para peixes marinhos
Avançam as discussões para a implantação de um centro de desenvolvimento de tecnologia para produção de peixes marinhos nas instalações da Estação de Aquicultura Marinha de Curuperé, que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A ideia é implantar o centro em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Nesta quinta-feira (16), o secretário adjunto da Sedap, Afif Jawabri, reuniu-se com o reitor da universidade, Sueo Numazawa, para discutir as bases do convênio.
Com a implantação do centro, a expectativa é que o Pará se torne um centro de referência nacional para produção de peixes marinhos em cativeiro, em especial a pescada amarela, espécie que sofre hoje com a sobrepesca. “A parceria com a universidade vem casar com os interesses do governo, cujo papel é de fomentar iniciativas que permitam o desenvolvimento do Estado”, afirmou Jawabri.
O projeto prevê a criação de estruturas de produção, captura, reprodução, larvicultura, engorda e comercialização de peixes marinhos que irão beneficiar as comunidades costeiras do Pará, gerando renda e ocupação nos municípios.
Na reunião desta quinta-feira também estiveram presentes os professores Marcelo Moreno, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Ivan Furtado, coordenador do projeto e Rosália Souza, do curso de Engenharia de Pesca, além de Alfonso Rios, representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e técnicos da Sedap.