Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Projeto de interiorização da Ceasa é debatido durante reunião técnica em Paragominas

Iniciativa cria polos regionais, auxiliando o dia a dia de produtores rurais e consumidores

Por Áurea Gomes (CEASA)
10/05/2021 10h34

O projeto das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), voltado a interiorização de polos regionais, fez parte de uma agenda de visita técnica do presidente das Ceasa, José Scaff Filho e equipe, ao município de Paragominas, mesorregião sudeste do Pará, a 320 quilômetros de Belém. Após implantando, a iniciativa vai impactar positivamente o dia a dia de produtores rurais e consumidores, dando ênfase à agricultura familiar, já que cria um entreposto para escoamento da produção, chegando até a população.

O prefeito de Paragominas, Lucídio Lobato, agradeceu a presença do presidente Scaff Filho, destacando a necessidade e importância das ações do Governo do Estado, entre elas, a interiorização para os produtores rurais.

“Esta visita se traduz num momento especial para todos nós, estamos visando a fomentação do trabalho, a comercialização com valores mais em conta. Além da fruticultura, podemos investir em floricultura, na produção do queijo regional, é uma gama de situações importantes neste projeto. Temos informações de que 80% dos produtos comercializados na Ceasa vêm de outros estados e, com os polos regionais, sem dúvida, nossos produtores rurais ganham visibilidade”, ressaltou.

O secretário de Agricultura Municipal, Renan Ohse, disse que a administração local ficou honrada em ser umas das primeiras cidades a tratar sobre este projeto, que envolve a valorização dos produtores rurais, da agricultura familiar e da própria população que irá comprar com preços mais baixos. “O polo regional deve ser implantado na BR-010, e ali os agricultores podem comercializar seu produtos”, enfatizou.

“Nossa meta é alcançarmos o Sudeste, Nordeste e o Baixo Amazonas”, disse o presidente das Centrais no Pará, José Scaff Filho, durante a visita técnica de explanação do projeto. Scaff explica que é de vital importância o desejo de cada município em buscar a parceria para que os produtores rurais e a agricultura familiar sejam valorizadas no projeto de desenvolvimento que o Governo do Pará vem implantando em todas as áreas. "E agora, através da Ceasa, vamos buscar incentivar os espaços regionais onde se valorize o homem, os produtos, alimentos produzidos em cada cidade paraense, a nossa rica agricultura”, arrematou Scaff.

Além da apresentação do projeto com o prefeito de Paragominas e o secretariado municipal, a Ceasa foi conhecer a realidade do produtor rural da região, que tem como base a agricultura familiar. Foi apresentado também o local que será implantado o futuro entreposto na cidade.