Em Augusto Corrêa, Emater realiza capacitação para o Cadastro Ambiental Rural
Dez servidores da prefeitura de Augusto Corrêa participaram, no último fim de semana, de um curso básico em georreferenciamento, realizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, de Meio Ambiente e de Planejamento.
O treinamento foi voltado aos técnicos das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente visando qualificá-los a analisar as situações práticas de campo e tirar as coordenadas para a realização do Cadastro Ambiental Rural – CAR, em Augusto Corrêa.
“A Unidade Didática de Bragança (UDB) nos disponibilizou o engenheiro agrônomo Felipe Ribeiro, que ministrou o curso que tem o objetivo de treinar os funcionários para elaboração do CAR e avançar nas metas municipais. Foram três dias de parte prática e teórica sempre respeitando o decreto estadual e mantendo o distanciamento, com segurança”, explicou o chefe do escritório local da Emater em Augusto Corrêa, Gilmar Alves Costa.
Atualmente, o município possui menos de 30% de suas propriedades cadastradas, mas a expectativa é que com o reforço dos servidores municipais seja possível chegar a 80% de propriedades com o cadastro ainda este ano, o que é essencial para se obter uma imagem real da situação ambiental do município, afirma a secretária de meio ambiente de Augusto Corrêa, Fabrícia Penha.
“A capacitação dos nossos profissionais possibilitará agilidade no processo de realização do CAR. Atualmente, nosso município cadastrou cerca de 28% das propriedades rurais, nosso objetivo é alcançar a meta de 80%. A inscrição no CAR representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental, facilitando a vida do proprietário rural na obtenção do licenciamento ambiental”, considera a secretária.
Todas as propriedades rurais com até quatro módulos fiscais( 220 hectares), devem realizar o cadastro que será emitido gratuitamente pelo Governo do Estado.
O CAR é um documento obrigatório para que os produtores rurais acessem as diversas linhas de crédito agrícola e participem da venda de produtos para a merenda escolar via Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é avançar com CAR no município visando a preservação ambiental e o desenvolvimento agrícola.
“Vamos unir Emater e Prefeitura Municipal para aumentar a produção de CAR no município e avançar rumo aos 80%. Ambientalmente falando, o cadastro vai criar um banco de dados que irá apresentar a situação do município em relação ao desmatamento, áreas de preservação permanente e nascentes. E para os agricultores vai ajudar no acesso a políticas públicas como credito rural, PAA, Pnae entre outros”, conclui o chefe do escritório local.