Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Confira o funcionamento do Hemopa para coleta de sangue na Semana Santa

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
30/03/2021 13h40

Diante do feriado de Páscoa, na próxima sexta-feira, dia 2, e da decisão do Governo do Estado em tornar a quinta-feira, dia primeiro de abril, facultativo, a Fundação Hemopa divulga o calendário de funcionamento das unidades de coleta de sangue no Pará.Hemopa precisa de parcerias constantes para estoque de sangue

Na quinta-feira (1º), haverá coleta de sangue na sede do Hemopa, na Batista Campos, em Belém, e na Unidade de Coleta Castanheira, no Km zero da BR 316. O atendimento será das 7h30 às 17h. As demais unidades não funcionarão (Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal, Marabá, Redenção Santarém e Tucuruí).

Na sexta-feira Santa (2), todas as unidades do Pará estarão fechadas ao público. Porém, é importante ressaltar que o atendimento transfusional à rede hospitalar é ininterrupto.

No sábado (3), abrirão a sede do Hemopa e a unidade de coleta do Shopping Castanheira, em Belém. Ambas das 7h30 às 17h. E também haverá atendimento no Hemopa Marabá, das 7h30 às 15h.

Quem pode doar sangue - O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

• Pesar mais de 50 kg;

• Estar em boas condições de saúde;

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.