Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Sefa e Semas planejam ações conjuntas com base em monitoramento ambiental

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/03/2017 00h00

Gestores da Secretaria da Fazenda (Sefa) e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), visitaram, nesta sexta-feira (17), as instalações do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) do Governo do Pará, espaço que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O Centro vai promover a integração interinstitucional para fortalecer a gestão ambiental, desenvolvendo metodologia própria de produção de conhecimentos e de monitoramento ambiental.

O coordenador do Comitê de Monitoramento Ambiental da Semas, Daniel Mendes, explicou durante a visita que o Cimam ainda não foi inaugurado, mas já está em funcionamento. Além disso, o local já vem recebendo visitas das instituições com as quais vai trabalhar de forma integrada.

O Centro vai produzir, compartilhar e divulgar informações a partir do gerenciamento de todas as bases de dados da Semas, e fará a integração com os demais organismos governamentais ou não governamentais. Esse intercâmbio será feito através do cruzamento de informações entre banco de dados e mapas, geração de relatórios e atualização de dados via web.

De acordo com o secretário da Fazenda, Nilo Rendeiro de Noronha, a intenção é integrar os esforços das fiscalizações tributária e ambiental, ao garantir maior amplitude aos trabalhos em segmentos específicos, como combustíveis. “As informações geradas pelo Cimam, e o cruzamento de informações entre as duas instituições vão melhorar o planejamento das atividades de fiscalização”, assegurou o secretário Nilo Noronha.   

“A visita teve o objetivo de mostrar aos servidores fazendários o trabalho da Semas em termos de monitoramento no Estado. A Sefa vai formalizar a intenção de fazer parte do Centro de Monitoramento e também do Comitê Executivo do Desmatamento Ilegal, por causa das movimentações econômicas das empresas”, informou o secretário.

Na próxima sexta-feira (24), uma reunião de trabalho já foi agendada e vai tratar o início do processo de integração entre as instituições.