Livro digital editado pelo campus da Uepa em Barcarena reúne ensaios sobre a Covid-19

Artigos foram escritos, em conjunto, por professores e discentes, para estimular a investigação científica em período de ensino remoto por causa da pandemia

23/02/2021 13h15 - Atualizada em 23/02/2021 15h22
Por Guaciara Freitas (UEPA)

Professores e estudantes assinam o livro digital editado pela Uepa Reflexo do incentivo à pesquisa e à produção acadêmica no Campus XVI da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o livro digital Ensaios sobre a Covid-19: Contribuições do Campus de Barcarena, publicado este mês, reúne artigos produzidos em parceria entre professores e alunos das licenciaturas em Química e Geografia, com a discussão de problemas relacionados à pandemia de Covid-19.

A publicação, com acesso gratuito, organizada pelos professores Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira e Marcos Antonio Barros dos Santos, lançou chamada para envio de artigos no período de 10 de julho a 31 de agosto de 2020. De acordo com o professor Marcos dos Santos, “essa foi uma forma de motivar os alunos ao exercício da investigação científica, num contexto de ensino remoto, que exigiu a adaptação de todos, em circunstâncias que não permitiram um planejamento prévio”.  Nesse sentido, a existência do Grupo de Estudo e Pesquisas em Ciências da Natureza e Humanas, “por estar vinculado ao campus, contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura científica”, afirma o líder do Grupo e também coordenador do Campus, Marcos dos Santos.

No prefácio do e-book, o vice-reitor da Uepa, Clay Chagas, ressalta que, na primeira parte, o livro apresenta “relatos de discentes do campus, sobre os desafios de estudar no período de pandemia e os efeitos prejudiciais que a Covid-19 causa ao aparelho respiratório”, enquanto que num segundo momento, a obra “traz uma ótica geográfica acerca do entendimento da origem, expansão e políticas públicas voltadas para o entendimento e controle da Covid-19, partindo primeiramente de uma perspectiva de escala macro de análise regional com ênfase na América do Sul até a escala do município de Barcarena”, detalha o professor.

MATURIDADE

Na avaliação de Marcos dos Santos, o resultado dessa estratégia de engajamento dos alunos durante o período de pandemia “foi muito positivo, porque os artigos apresentam boa qualidade, ainda que esta tenha sido uma primeira iniciativa do campus, na publicação de artigos”, orgulha-se. Ainda de acordo com o coordenador do campus, na chamada que resultou na publicação, a exigência de que o artigo submetido fosse escrito por discentes e docentes, de forma conjunta, tinha como um dos objetivos “que os trabalhos apresentassem mais robustez e maturidade”, explica.

Um dos autores de artigo, Rodrigo Nascimento Bentes, graduando do curso de Licenciatura em Geografia na Uepa, no Campus XVI, conta que foi a primeira experiência em uma produção conjunta. Com o professor Jonatha Lira, Rodrigo elaborou o artigo A Covid-19 na América do Sul: Análise Política e Ideológica acerca dos Casos de Contaminação de Óbitos nos Países Sul-Americanos. “A experiência foi muito gratificante, pois contribuiu para conhecer mais sobre o tema proposto, sobre Covid-19 e como seus impactos são enfrentados no mundo, além disso, com esta experiência, posso contribuir academicamente com uma temática que pode vir a ser aprofundada melhor por outros alunos posteriormente”, comenta o estudante.