Governo do Pará entrega primeira agência do Banpará em Nova Timboteua

Ao longo de 25 meses, o governo entregou 25 agências do banco público

12/02/2021 16h57 - Atualizada em 12/02/2021 17h21

A 133ª agência do Banpará no território paraense foi inaugurada hoje (12) na cidade de Nova Timboteua, localizada a cerca de 140km da capital paraense. Agora, o banco público está presente em 116 municípios do Estado, com 133 agências no total. A unidade Nova Timboteua é a 25ª agência inaugurada desde 2019 e a 3ª inaugurada somente este ano.

Presente durante a entrega, o governador Helder Barbalho avaliou esse momento. "Todo recurso colocado no Banpará, vem para o Estado. Aqui todos os serviços bancários beneficiam os moradores do Pará. Com essa entrega mais serviços são disponibilizados para todos e isso ajuda a nossa economia crescer", avaliou Helder Barbalho.

De acordo com o presidente do Banpara, Braselino Assunção, a intenção é ampliar a rede de atendimento estadual. "Estamos cobrindo mais de 90% da população do Pará. O governador está inaugurando praticamente uma agência por mês. Esse é um compromisso para que toda a população, de todos os municípios, tenham acesso ao Banpara sem precisar sair da cidade onde moram".

Assim como as demais agências, a unidade Nova Timboteua ofertará todos os serviços do Banpará: como abertura de contas, atendimento ao público em geral, produtos de investimento e serviços de crédito, com: consignados municipal e Estadual, Banparacard, Crédito Rural, Crédito Imobiliário, diversas linhas PJ, Credicomputador, Antecipação de Imposto de Renda, Sazonal, Banpará Comunidade, serviços de caixa eletrônico e caixa presencial.

Rayara Martins, coordenadora da agência, é moradora da cidade e afirma que o município vai crescer com a implantação do Banpará. "O banco vai fomentar a economia, principalmente o comércio daqui vai desenvolver bastante. A gente conhece bem os moradores daqui e entendemos bem como ajudar".

A agência de Timboteua garantiu oportunidade de emprego aos nascidos no local. Rayara Martins, conta que a população da cidade estava ansiosa por este dia. "Nós conhecemos os moradores daqui. Sabemos o quanto é importante o Banpará está presente e como todos nós vamos ajudar a população a ter acesso a todos os serviços". 

A nova agência também vai aquecer a economia local. Além dos empregos diretos e indiretos fomentados durante a construção e para o funcionamento da unidade, agora, os beneficiários do programa habitacional Sua Casa vão poder sacar parte do auxílio voltado para construção, reforma e ampliação de casas. Ao todo, 63 famílias foram contempladas hoje pelo programa em Nova Timboteua.

Durante a agenda, o governador entregou a Escola Estadual de Ensino Médio Desembargador Augusto Olímpio reconstruída. O ato de entrega foi acompanhado pela da Deputada Federal Elcione Barbalho, do Deputado Estadual Hélio Costa, das deputadas estaduais Renilce Nicodemos e Paula Gomes, além de prefeitos da região e vereadores. 

A prefeita do município de Nova Timboteua, Cláudia Socorro, avaliou a ação como fundamental para o desenvolvimento da região. "O governador veio até a nossa cidade e trouxe importantes ações que vão melhorar a qualidade de vida da nossa gente". 

Por Ronan Frias (COHAB)