Ano letivo de 2017 começa em todas as escolas estaduais
Todas as escolas da rede estadual de ensino já iniciaram o ano letivo de 2017. Esta sexta-feira (31) foi a data-limite para o retorno às aulas em todas as unidades administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Por causa das alterações provocadas no calendário escolar em virtude da greve dos professores da rede pública estadual em 2015, as escolas não iniciaram o ano letivo na mesma data.
As que não aderiram à paralisação das atividades iniciaram as aulas no dia 16 de janeiro; as que paralisaram parcialmente retornaram no dia 13 de fevereiro, e as que aderiram totalmente à greve tiveram até 31 de março para iniciar o ano letivo.
O secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, garantiu que tudo transcorreu dentro da normalidade no retorno às escolas. “Estamos acompanhando junto aos gestores das Unidades Seduc na Escola e das Unidades Regionais de Educação o retorno das instituições que ainda não haviam iniciado. As escolas fizeram suas programações de boas-vindas aos alunos e, na segunda-feira (3) começam as aulas”, informou.
Retorno - Na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, na Rua Triunvirato com Avenida 16 de Novembro, no bairro da Cidade Velha, muitos estudantes compareceram com os pais e gostaram do retorno à instituição.
A estudante Lorrane Pantoja, 11 anos, do 6º ano do ensino fundamental, chegou acompanhada da mãe, a autônoma Letícia Pantoja, e junto com vários colegas foi recebida pela diretora Jorgina Barros, pelos professores e demais servidores. Ela conferiu a programação esportiva organizada pela escola e a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Belém. Segundo Letícia Pantoja, a filha nem dormiu direito, ansiosa para recomeçar os estudos.
Os estudantes participaram de atividades esportivas, como futsal, muay-thai, judô, baminton e skate. Zé Augusto, ex-atacante do Paysandu, que atua na Sejel, orientou os alunos no futsal. “É importante conciliar os estudos com o esporte, para um desenvolvimento completo dos estudantes”, ressaltou.
A diretora Jorgina Barros, ao lado da professora de Geografia Lorena Oliveira, disse que “a nossa ênfase é na presença da família na escola, apoiando os estudantes no processo da aprendizagem. A gestão com os pais é fundamental”. Após a acolhida, as aulas para 500 estudantes na escola começarão efetivamente na próxima segunda-feira (3).
Esporte - A participação da família na escola se concretizou na “General Gurjão” com os pais do estudante Artur Pinheiro, 12 anos. O pai, Anderson Vieira, e a mãe, Margarida Piteira, orientados pela instrutora Larissa Sardo, participaram das atividades de muay-thai.
Wilson Neto, titular da Sejel, também esteve na escola e destacou a importância do esporte na educação. "Nós desenvolvemos esse projeto de ir até as escolas e apresentar o esporte aos estudantes, visando contribuir com uma vida mais saudável às crianças e aos adolescentes”, acrescentou. A Sejel passou a integrar o grupo de parceiros da Escola General Gurjão, do qual faz parte também o Comando Militar do Norte (CMN).
O skate foi um dos esportes mais procurados pelos estudantes na programação de acolhida, devido principalmente à presença do skatista Jadson Vasconcelos, que em breve disputará uma etapa do Mundial da modalidade no Rio de Janeiro.“Eu gosto do skate porque é rápido”, disse a estudante Jéssica Negrão, 7 anos, do 2º ano do ensino fundamental, ao lado da mãe, Helen Dias, ex-aluna da escola.