Crias do Curro Velho iniciam ensaios para desfile em homenagem aos 40 anos da FCP
Trajetória da Fundação Cultural do Pará (FCP) será contada, de forma lúdica, pelos brincantes. Estão abertas as inscrições para alas e oficinas carnavalescas.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho começa, neste sábado, 24, o ciclo de ensaios e oficinas para o Carnaval 2026, com o enredo "FCP: 40 Anos de Cultura, Sonhos e Projetos na Amazônia", em homenagem as quatro décadas de criação da Fundação Cultural do Pará. Interessados e interessadas em participar do bloco podem se inscrever presencialmente na secretaria do Curro Velho, no Telégrafo, a partir deste sábado.
Fruto de um processo artístico e educativo de mais de 35 anos, as Crias estão consolidadas como um espaço de pertencimento e inclusão social para crianças e jovens. O projeto utiliza a linguagem do samba e da cultura popular como ferramentas de educação não formal, promovendo diálogos sobre cidadania, sustentabilidade e identidade regional. Por meio de enredos que suscitam reflexões coletivas, o bloco reafirma o carnaval como um campo legítimo de transformação social e fortalecimento da diversidade amazônica.
Quanto aos ensaios, o cronograma de preparação estabelece, para as alas de crianças e jovens (6 a 11 anos), passistas e baianas, ensaios regulares aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h.
Já os integrantes das oficinas de bateria, comissão de frente e casais de mestre-sala e porta-bandeira ensaiam de segunda a sexta-feira, nos seguintes momentos: a bateria ensaia das 15h às 17h, e a comissão de frente e os casais de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, das 15h30 às 17h30.
A ala circense se reúne das 16h às 18h, e a inclusiva, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. Toda a mobilização segue até a data do desfile, marcado para o dia 21 de fevereiro. O projeto atende anualmente cerca de 600 participantes, integrando oficinas de percussão, dança, artes circenses e confecção de adereços.
Além das atividades semanais, a agenda de preparação reserva momentos para o ajuste final da escola: o ensaio técnico, voltado para a passagem de som e ajustes técnicos, ocorre no dia 13 de fevereiro (sexta-feira), às 16h. Na sequência, o ensaio geral será realizado no dia 15 de fevereiro (domingo), a partir das 9h. O ciclo se encerra com o desfile oficial no sábado, dia 21 de fevereiro, com concentração marcada para as 8h30 na Praça Brasil e saída prevista para as 9h em direção ao Curro Velho.
Jorge Cunha, coordenador de Iniciação Artística do Curro Velho, destaca que o desfile será realizado em um momento marcante para a história do Curro Velho e da FCP. "O bloco das Crias é a expressão viva dessa trajetória. Em 2025, o Curro Velho completou 35 anos de fundação e, agora, celebramos os 40 anos da FCP. É um momento de celebração em que levamos para a avenida o resultado de décadas de investimento na formação artística. Mais do que uma festa, é a consolidação de um projeto que une memória e futuro na Amazônia", afirmou.
A narrativa do desfile de 2026 será dividida em setores que representam a diversidade da produção cultural paraense. A estrutura contará com carros alegóricos e tripés que simbolizam o "Grande Barco da Cultura" e o "Livro dos Saberes Culturais". Entre as alas confirmadas estão as "Sementes da Arte" (para crianças de 6 anos), "Mães da Cultura Amazônica" (Baianas) e a "Ala da Inclusão", voltada para pessoas com e sem deficiência.
A diretora do Curro Velho, Celeste Iglesias, destaca o momento de homenagens. "Ao homenagearmos os 40 anos da Fundação Cultural do Pará, reafirmamos o compromisso com as políticas públicas de formação. A ideia é organizar o atendimento e o processo criativo para que este carnaval reflita a maturidade da instituição, integrando nossas unidades e linguagens em um desfile que celebra a história e projeta o futuro da arte no estado", pontuou a diretora.
A Fundação Cultural do Pará (FCP) é o principal órgão do estado responsável pela execução das políticas públicas de cultura do estado do Pará, atuando no fomento, na formação e na preservação da identidade cultural amazônica por meio de seus diversos equipamentos. Acompanhe as ações da FCP pelo nosso site (https://www.fcp.pa.gov.br/) e nossa rede social (https://www.instagram.com/fundacaoculturalpa/).
Serviço:
Inscrições: presencialmente, a partir de 24 de janeiro (sábado), na Secretaria do Núcleo de Oficinas Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo)
Cronograma de Ensaios e Oficinas (24/01 a 21/02):
Sábados e Domingos:
Alas de 6 a 11 anos, Passistas e Baianas: Sábados (15h às 18h) e Domingos (9h às 12h).
Segunda a Sexta-feira:
Bateria: 15h às 17h.
Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira: 15h30 às 17h30.
Ala Circense: 16h às 18h.
Oficina de Barracão (Adereços e Alegorias): 9h às 12h e 14h às 16h30 (Início em 02/02).
Terças e Quintas-feiras: Ala Inclusiva de 14h às 16h.
Datas Importantes:
Ensaio Técnico (Passagem de Som): 13 de fevereiro (sexta-feira), às 16h.
Ensaio Geral: 15 de fevereiro (domingo), às 9h.
Desfile Oficial: 21 de fevereiro (sábado), com concentração às 8h30 na Praça Brasil.
