Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOVIMENTO

Terminal Hidroviário de Belém registra mais de 55 mil usuários em janeiro

Diante da pandemia, a CPH vem redobrando os protocolos de saúde nas dependências do espaço

Por Bruno Magno (SEOP)
04/02/2021 13h22

O Terminal Hidroviário de Belém (THB) recebeu mais de 55 mil usuários em janeiro deste ano, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (4), pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o espaço. Diante da pandemia, a CPH vem redobrando os protocolos de saúde nas dependências do espaço.

No período entre os dias 1º e 31 de janeiro, o THB realizou 561 viagens, sendo 279 embarques e 280 desembarques, com total de 55.141 passageiros. Isso representa uma média de 1.799 passageiros por dia. A queda foi de aproximadamente 28% em relação a janeiro de 2020, quando 76.573 passageiros passaram pelo espaço.

Os destinos mais procurados em janeiro foram porto Camará, Ponta de Pedras, Soure, Cachoeira do Arari, e Macapá, no Amapá. Em cumprimento ao Decreto Estadual 1.273/2020, que proibiu a circulação de embarcações de passageiros entre o Pará e Amazonas, a linha Belém-Manaus-Belém, que opera no THB, está com as viagens suspensas por tempo indeterminado. 

Medidas – Desde o início da pandemia, no ano passado, a CPH vem atuando com fiscais que prestam auxílio aos usuários, nos turnos manhã e tarde, orientando sobre o uso da máscara, utilização do álcool gel e distanciamento social de segurança, para evitar a contaminação pela Covid-19. Todos os usuários que chegam ou partem via THB passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a Covid-19. A Companhia também disponibilizou álcool gel nas dependências do THB e sinalizou espaço entre as poltronas para evitar a aglomeração da pessoas. Além disso, os espaços passam por higienização constantemente e avisos sonoros destacam a importância dessas medidas de segurança a todo minuto.

"Nós estamos sempre preparados para receber os usuários e redobramos nossos cuidados com os protocolos de saúde para evitar casos da Covid-19", ressalta Abraão Benassuly, presidente da CPH.