Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Nos 89 anos de Castanhal, Estado entrega títulos de terra e benefícios do 'Sua Casa'

O governador Helder Barbalho também garantiu o funcionamento do Hospital Regional, conclusão de obras de abastecimento de água e investimentos em pavimentação e esporte

Por Ronan Frias (DETRAN)
28/01/2021 21h00

Governador Helder Barbalho com uma das moradoras beneficiadas pelo programa habitacional ’Sua Casa″Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, data em que o município de Castanhal completa 89 anos de emancipação política, o governador Helder Barbalho entregou, em ato simbólico, 10 dos 534 títulos de terra com registro de regularização definitiva em cartório, concedidos para famílias moradoras do Núcleo Urbano Jaderlândia, na sede municipal. O evento ocorreu na Câmara Municipal, onde também foram entregues 10 dos 100 benefícios do programa habitacional "Sua Casa", destinado à construção, reforma e ampliação de moradias. O chefe do Executivo também anunciou investimentos para as áreas de infraestrutura e saúde, e a reabertura total do Hospital Regional.

"Hoje são 89 anos de Castanhal. Gostaríamos de poder estar chamando todos os beneficiários. Mas por conta da pandemia (Covid-19), chamamos apenas 10 pessoas. E logo em seguidas será realizada a entrega para todos os contemplados pelo ‘Sua Casa’ e pela regularização fundiária. O governo do Estado está ajudando com o recurso para adquirir o material de construção e também para a contratação do pedreiro", destacou o governador.No ato realizado na Câmara Municipal apenas 10 famílias foram convidadas para representar todas as beneficiadas

Um dos contemplados com os recursos de melhoria habitacional foi o pedreiro desempregado José da Silva, 59 anos, que se emocionou ao receber o benefício, que o ajudará a oferecer mais comodidade ao filho, que tem deficiência física e mental. A família mora em uma casa simples de madeira, que agora será ampliada. "Eu tô chorando, não porque a vida da gente é difícil, mas por agora poder construir uma casa melhor. Agradeço a Deus e ao Governo do Pará", declarou José da Silva.

Para evitar aglomeração, o benefício habitacional "Sua Casa" foi entregue em Castanhal a 10 famílias que representaram todos os contemplados nesta etapa do programa.

Regularização fundiária - Também em atenção especial às normas de combate ao novo coronavírus, 10 famílias receberam os títulos de propriedade definitiva de terra, representando todas as famílias aptas a receber o documento.Helder Barbalho apelou à população de Castanhal que cumpra as normas de proteção para evitar o avanço da Covid-19

Segundo o presidente da Cohab, Luís André Guedes, a regularização fundiária no Núcleo Jaderlândia marca um momento histórico na vida das famílias contempladas. “A regularização trouxe segurança jurídica às famílias. Dessa forma, os terrenos passam a ter um documento real e legal. Com isso, os moradores passam a ter mais oportunidade de melhorar a condição de vida, inclusive acessando créditos imobiliários para melhorar seu lar. Isso demonstra o trabalho de gestão do governo do Estado em garantir o direito social e legal à habitação”, ressaltou o gestor da Cohab.

As famílias que receberam o documento estão inseridas no projeto de regularização fundiária urbana desenvolvido pela Companhia de Habitação no Núcleo Urbano Jaderlândia. A previsão da Cohab é que 3.588 famílias sejam atendidas gradativamente, ao longo da execução do projeto.

Hospital Regional - O processo de funcionamento do Hospital Regional de Castanhal foi incluído na agenda de trabalho do governo no município. "Vocês sabem que o Hospital de Castanhal foi aberto sem estar pronto. Foi uma escolha: deixar ele fechado ou salvar vidas. Fizemos um contrato emergencial, dentro da legislação. Após o término do contrato, como prevê a lei, iniciamos o processo de licitação em definitivo. No último sábado (23), assinamos o contrato que precisava. A nova organização vai assegurar todos os serviços previstos para o Hospital. Um detalhe que nos traz alegria é que, lá atrás, apenas uma parte estava pronta. Agora, ele está 100% pronto. A nossa expectativa é que a partir de abril a unidade já esteja funcionando", anunciou o governador.Helder Barbalho, ao lado do prefeito Paulo Titan, assinou a Ordem de Serviço para obras de drenagem e pavimentação de vias urbanas

Ainda na área de saúde, as normas restritivas constantes do Decreto n° 800, que dispõe sobre a atualização do bandeiramento no Pará para conter a pandemia de Covid-19, foram reforçadas pelo governador. Ao conversar com moradores presentes à Câmara, Helder Barbalho reforçou que a colaboração de todos é fundamental para o enfrentamento da doença. "Vamos ter juízo no enfrentamento da pandemia. Nesse momento todos precisam nos ajudar. Reforço que todos têm que usar máscara e garantir a segurança, para resguardar a vida das pessoas. Nós divulgamos hoje o novo decreto, e agora faço um apelo: vamos fazer a nossa parte. Não vamos deixar chegar a esse estágio. Aqui temos muitos balneários. Estamos orientando a fechar de sexta a segunda. Precisamos pedir a adesão da população. Não podemos esperar o caos. Precisamos agir com prevenção. Temos leito, mas a demanda está crescendo", ressaltou Helder Barbalho.

Infraestrutura - Na programação houve ainda a assinatura da Ordem de Serviço para execução de cinco quilômetros de obras de drenagem e pavimentação asfáltica de vias urbanas. Segundo o governador, "hoje também estamos fazendo uma parceria para dar continuidade ao trabalho de pavimentação. Só aqui autorizamos mais R$ 7 milhões para a pavimentação de ruas em vários bairros".

O prefeito de Castanhal, Paulo Titan, destacou a importância do Estado nas ações de desenvolvimento no município. "A parceria que temos hoje com o governador é muito importante. Esse investimento que está sendo feito vai trazer melhorias para a população”, disse o gestor municipal.Governador ao lado de uma das moradores que receberam o título de terra com registro de regularização definitiva em cartório

Esportes – Helder Barbalho também assinou o Protocolo de Intenção para desenvolvimento de ações esportivas em Castanhal. "Estamos fazendo a assinatura para o avanço na área esportiva da cidade. Assim trazemos maior qualidade às atividades. Trazemos grandes eventos dessa forma", disse o chefe do Executivo.

Para o deputado federal Hélio Leite, as ações em conjunto com o Executivo estadual permitem avanços para o município de Castanhal. "Fico muito feliz de perceber que as parcerias, por meio das emendas parlamentares, estão realizando ações positivas para a população", reiterou o parlamentar.

Água de qualidade - Sobre melhorias no setor de abastecimento de água no município, Helder Barbalho enfatizou que, em sua gestão, a melhoria no fornecimento de água é prioridade. Ele lembrou que "a obra relacionada à Cosanpa se arrastou por 10 anos. Nós fizemos a construção voltar a andar em 2019. Já estamos com o serviço bastante avançado. Daqui a um ano vamos entregar essa obra. Os R$ 105 milhões investidos vão levar água de qualidade aos moradores. Essa atenção representa um novo tempo para a cidade".