Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa expandirá a rede de transfusão de sangue com implantação de agência em Baião

Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, disse que o município de 50 mil habitantes, no Baixo Tocantins, terá atendida reivindicação ainda neste semestre

Por Vera Rojas (HEMOPA)
28/01/2021 13h14

Presidente do Hemopa, Paulo Bezerra recebeu a visita do prefeito de Baião, Lourival Menezes Filho, na sede do hemocentro, em BelémO presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, a visita do prefeito do município de Baião, Lourival Menezes Filho, para tratar sobre a implantação de uma Agência Transfusional (AT) no município do Baixo Tocantins, que conta com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. A inauguração deverá ocorrer ainda neste semestre.

Mais conhecido como Dr. Loca, o prefeito informou que, atualmente, quando há necessidade transfusional no município, a população tem que recorrer até o Hemonúcleo de Abaetetuba. “O serviço da Agência Transfusional é muito importante para nossa gente, porque, além de agilizar o atendimento, garante um produto de qualidade aqui no interior também, tendo em vista que a demanda será abastecida pelo Hemopa”, disse o gestor municipal, ao ressaltar que essa é uma antiga reivindicação de gestões anteriores que ele retomou com uma de suas metas na área da Saúde de Baião.

Paulo Bezerra assegurou que vai tratar da demanda com o governador Helder Barbalho, que apoia a expansão da cobertura transfusional no Pará. “Nosso governador é muito sensível à causa da doação de sangue e aumentar o atendimento transfusional em nosso estado é uma das metas de governo. Vamos tentar implantar esse serviço em Baião ainda neste semestre”.

A AT deverá funcionar dentro do Hospital Municipal São Joaquim. A Unidade Hemoterápica tem a função de armazenar o sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões na unidade hospitalar e arredores, o que agiliza o atendimento transfusional da demanda da rede hospitalar, pública e privada, da região.

HEMORREDE

Atualmente a hemorrede estadual conta com 44 ATs, além do Hemocentro Coordenador, Unidade de Coleta Pátio Belém e a Unidade de Coleta Castanheira, na capital paraense; 3 Hemocentros Regionais (Castanhal, Marabá e Santarém) e os Hemonúcleos em Altamira, Tucuruí, Abaetetuta, Redenção e Capanema.