Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO E SANEAMENTO

Barracas da Praia do Atalaia terão água e esgoto tratados a partir deste ano

Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) e Cosanpa ultimam ajustes na obra do sistema de água com estação completa de tratamento

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
27/01/2021 14h14

Equipes técnica e comercial da Cosanpa explicam o funcionamento do sistema aos representantes das barracas da Praia do AtalaiaA longa espera de mais de 80 famílias que trabalham na praia do Atalaia, em Salinópolis, por água tratada e de qualidade está prestes a chegar ao fim. Os últimos ajustes estão sendo feitos na obra do sistema de água com estação completa de tratamento de água que irá atender as barracas da área. O empreendimento é construído pela Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) e será entregue para a operação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

“Para gente, está sendo a realização de um sonho, de muitos anos. Algo que a gente ouvia falar muito, mas estava distante. Então, para a gente veio em boa hora, a gente está precisando de uma boa higienização e é qualidade de vida, vamos poder tomar um bom banho de chuveiro, lavar nossos utensílios da maneira mais correta e dar mais qualidade aos nossos clientes”, disse Glauce Santos, proprietária de uma das barracas do Atalaia.  

Sistema de água é construído pela Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) e terá a gestão operacional da CosanpaEsta semana, equipes técnica e comercial da Cosanpa reuniram-se com os representantes das barracas para explicar como será o funcionamento do sistema, a instalação de hidrômetros, as ligações dos ramais que serão feitas nas barracas para que a água possa chegar para todos.

“A reunião foi produtiva, os barraqueiros se mostraram muito agradecidos pelo tempo que estão nessa espera. As dúvidas relacionadas à parte comercial e social da Cosanpa foram esclarecidas. Na próxima semana, todas as barracas serão visitadas para que possamos explicar os cuidados com a ligação, a importância de receber água tratada e também o consumo consciente”, explicou Lene Oliveira, assessora de Programas Sociais da Companhia.

De acordo com o engenheiro da Cosanpa, Paul Simons, a entrega da obra representa o avanço do Governo do Pará no trabalho pelo saneamento em todas as regiões do estado.

“A Cosanpa irá acompanhar o tratamento, operar a Estação, que tem dois poços profundos, um reservatório apoiado, um reservatório elevado, um aerador para reduzir o ferro excessivo da água e cloração para finalizar o tratamento e distribuir água com qualidade para todos as barracas. Todos eles serão contemplados com hidrômetros e receberão água com tratamento. Isso é um avanço feito pelo Governo do Pará, por meio da Sedop, juntamente com a Cosanpa, e será um avanço para a questão do saneamento no nosso estado também”, declarou.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassú, garantiu que as barracas também receberão tratamento de esgoto ainda este ano. “No projeto total consta o sistema de abastecimento de água para todas as 82 barracas da praia do Atalaia, além do sistema de tratamento dos dejetos e esgoto das barracas. Estamos, agora em fevereiro, concluindo e entregando à comunidade todo o sistema de abastecimento de água, que é retirada do poço, armazenada, passada pelo aerador para tirar o ferro e armazenada em reservatórios apoiados, que funcionam como cisternas e elevados, para atender todas as barracas".

"Restará ainda para executar, com previsão de conclusão para o final de junho deste ano, o sistema de tratamento de esgoto, que contará com cápsulas individuais para cada barraca e com um ramal que vai levar o esgoto já tratado para uma região de descarga aprovada pela Semas. Levo ao conhecimento de todos que este foi um trabalho estudado, com a participação de toda a população de Salinópolis e que frequenta aquele balneário, que passará a ter uma água de qualidade na praia, onde vão para se divertir", acrescentou o titular da Sedop, Valdir Acatauassú.

Com colaboração de Matheus Rocha (Ascom / SEDOP).