Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará captura morcegos vampiros em propriedade rural do Marajó

Iniciativa integra o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros que desenvolve atividades associadas a medidas profiláticas e de vigilância

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
25/01/2021 16h05

Em ação da Adepará, morcegos hematófagos, popularmente conhecidos como morcegos vampiros, são capturados em Portel, no Marajó A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realizou o serviço de controle da raiva em herbívoros em uma propriedade rural do município de Portel, no arquipélago do Marajó. A ação ocorreu após a constatação de mordeduras por morcegos hematófogos em bois e cavalos do local. O trabalho aconteceu de 20 a 22 de janeiro.

Em Portel, atuaram na captura dos morcegos, o fiscal agropecuário Alexandre Cunha e o técnico Lélio ThomazMorcego hematófagos, popularmente conhecidos como morcegos vampiros, se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados. Há apenas três espécies no mundo, que ocorrem somente nas Américas. Duas atacam aves (Diphylla ecaudata e Diaemus youngii) e uma ataca aves e mamíferos (Desmodus rotundus), sendo esta última a principal transmissora da raiva em herbívoros na Amazônia. 

Em Portel, foram capturados 25 morcegos da espécie Desmodus rotundus. A captura e controle dos morcegos hematófagos são ações previstas pela Instrução Normativa (IN) n° 5, de 1° de março de 2002. 

O morcego vampiro pode provocar zoonoses, em casos de suspeita de doenças, o produtor rural deve imediatamente notificar a Adepará   "Após a captura dos morcegos, o produtor foi orientado a providenciar a vacinação contra a raiva e a continuar aplicando a pasta vampiricida em torno dos ferimentos dos bovinos e equinos e, principalmente, a não tentar capturar os morcegos pois quem trabalha neste controle deve estar previamente imunizado", alertou o fiscal estadual agropecuário, Alexandre Cunha. Além dele, atuou na captura dos animais o técnico Lélio Thomaz.

Doença
A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida de animais para o homem e tem taxa de mortalidade próxima a 100%. A Adepará, por meio do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), estabelece o controle da doença, além de desenvolver atividades associadas a outras medidas profiláticas e vigilância.

Nos animais doentes, a raiva apresenta sintomas como: salivação intensa, tremores musculares, incoordenação, ranger de dentes e dificuldade respiratória.

Em caso de suspeita da doença, o produtor rural deve imediatamente notificar a ocorrência no escritório da Adepará mais próximo do município, assim como pode notificar a presença de abrigos de morcegos na propriedade ou nas proximidades.