Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Projeto de Sustentabilidade do Hospital Jean Bitar promove ação solidária para catadores

Unidade hospitalar desenvolve atividades de sensibilização ambiental, estimula a coleta seletiva e homenageou trabalhadores que recolhem resíduos sólidos

Por Joelza Silva (HJB)
16/12/2020 13h39

Trabalhadores da cooperativa que coleta recicláveis participaram de um lanche e receberam kits de higiene do projeto Reciclação, do HJB"Estou muito alegre por alguém ter lembrado de nós, neste tempo de Natal. É a primeira vez que isso acontece, e eu nunca vou esquecer este dia". O relato é de Diene Brito, uma das pessoas que fazem parte de cooperativa que atua no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Belém, durante ação que integrou a Programação do Natal Solidário do Hospital Jean Bitar (HJB), na manhã desta quarta-feira (16), por colaboradores membros do projeto "Reciclação", uma das iniciativas da área de Sustentabilidade do hospital.

Diene Brito faz parte de uma das 60 famílias coletoras de materiais recicláveis que trabalham no Centro de Triagem, e que são beneficiadas pelo "Reciclação", por meio da doação de materiais recicláveis do HJB. Só no ano de 2019, foram doados 5.745 quilos de papel e papelão, 5.909 quilos de plásticos e bombonas e 84 litros de óleos de cozinha e industrial.

Em 2020, até abril, antes das doações terem sido suspensas em função da pandemia da Covid-19, foram doados 1.063 quilos de materiais de papel e papelão, 2.521 quilos de plásticos e bombonas, e 40 litros de óleos de cozinha e industrial.

Diene Brito: "Estou muito alegre de alguém ter lembrado de nós"De acordo com a coordenadora de Apoio do Hospital Jean Bitar, Edilze Pereira, uma das idealizadoras do "Reciclação", o que moveu o grupo a promover a doação de kits de higiene pessoal e um lanche de confraternização, foi a solidariedade que existe em cada um, e a vontade de proporcionar um Natal diferenciado na rotina das famílias dos recicladores, que mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2020, conseguiram vencer os desafios, e estão de volta às suas atividades.

"É muito gratificante participar da alegria do outro. O carinho e a dedicação de todos do Reciclação deixou no coração dos cooperados que trabalham com os itens que fornecemos para reciclagem, um sentimento de reconhecimento e gratidão, que os fortalecerão para continuarem a caminhada de perseverança ao término deste ano, na certeza de um ano promissor que se aproxima. Nós nos sentimos honrados em trazer nesta data um pouco de amor e carinho a cada um que faz parte deste projeto de coleta seletiva", ressalta a coordenadora Edilze Pereira.

Mais sobre o Projeto Reciclação

O Projeto de sustentabilidade “Reciclação” foi criado em 2017 pelo Comitê de Sustentabilidade do HJB para conscientizar e sensibilizar os colaboradores e usuários sobre a importância da seleção do lixo, visando à identificação do que pode ser reciclado, bem como para incentivar o uso racional de materiais como papel, copos e outros descartáveis de plástico, com o intuito de evitar desperdícios e a redução do volume de resíduos hospitalares.

A iniciativa busca melhorar o entendimento de todos com relação à coleta de resíduos recicláveis, buscando despertar a consciência ambiental e a reflexão sobre como cada um gostaria de deixar o planeta para as próximas gerações, levando em consideração a questão da sustentabilidade.

Para realizar o trabalho de sensibilização sobre ações e atitudes que todos devem ter para preservar o meio ambiente, são realizadas no HJB, para colaboradores e usuários, oficinas de reciclagens; palestras de conscientização sobre o uso racional de energia elétrica e água; visitas nos setores, para rever novos materiais que possam ser reciclados, além de campanhas de sustentabilidade, onde são massificadas internamente, informações alusivas ao uso consciente desses recursos.