Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA PARA TODOS

Belém e Icoaraci na rota da música instrumental no final de semana

Projetos 'Porto Musical' e 'Estação Musical' reúnem músicos da OSTP e AJB em apresentações gratuitas

Por Josie Soeiro (SECULT)
04/12/2020 19h53

A música instrumental continua sendo mais uma opção de cultura e lazer ao ar livre com o Projeto “Porto Musical”. Neste sábado (5), a partir das 18 h, a programação será no Parque Porto Futuro, no bairro do Reduto, em Belém, e no domingo (06), às 18h30, no distrito de Icoaraci, que recebe o Projeto “Estação Musical”, na Estação Cultural. As iniciativas têm entrada franca e são realizadas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

No Porto Futuro, músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresentam em quarteto, com Vitor Slayer (flauta), Manassés (trombone), Josibias (teclado) e Ricardo Aquino (percussão). Na Estação Cultural, a música fica por conta de Antônio Gonçalves (saxofone), Edgar Matos (teclado), Augusto Castro (contrabaixo) e Cláudio Costa (percussão), todos integrantes da Amazônia Jazz Band (AJB).A música instrumental já tem lugar cativo no palco do Parque Porto Futuro

Os músicos montaram um repertório variado para agradar diversos públicos, além de aproximar as pessoas da música instrumental. No repertório da semana estão incluídas músicas pop dos anos 1970, 1980 e 1990, nacionais e internacionais. A Bossa Nova, mais uma vez, marca presença, ao lado da música popular paraense, tão bem representada por clássicos, como “Foi Assim”, de Paulo André e Ruy Barata.

Nova experiência - A diversão é garantida tanto para quem passeia pelos espaços quanto para os músicos, que podem exercer sua arte em novos cenários. Para o saxofonista Antônio Gonçalves, o projeto permite novas interações entre os músicos. “Essa tem sido uma experiência bem legal para nós, músicos, e para o público, porque a troca com eles é outra, muito diferente da composição que levamos para o teatro. Então, apesar de a gente (banda) já se conhecer e tocar junto há muito tempo, é interessante tocar com essa outra formação”, disse Antônio Gonçalves.

As apresentações vêm ocorrendo desde setembro no Parque Urbano Porto Futuro e na orla de Icoaraci, sempre com o distanciamento social entre os músicos e o público. A programação prossegue semanalmente de forma gratuita até 19 de dezembro. Ambos os projetos têm o objetivo de democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção local de música instrumental e erudita. (Com informações de Sorella Conteúdo).

Serviço: Porto Musical. Sábado (05/12), às 18 h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro - Bairro do Reduto. Entrada gratuita.

Estação Musical. Domingo (06/12), às 18h30, na Estação Cultural de Icoaraci - Rua Padre Júlio Maria, 937-995 – Cruzeiro, Icoaraci. Entrada gratuita.