Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Rede Nacional de Transformação Digital tem participação de servidores da Prodepa

Especialistas da Prodepa integram o grupo nacional com a intenção de melhorar a oferta dos serviços públicos à população por meio de tecnologia e inovação

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
02/12/2020 14h02

O GTD.GOV é uma rede nacional de especialistas em transformação digital dos governos estaduais que busca aplicar boas práticas para acelerar essas transformações. Recente, três especialistas, representando o Estado do Pará, foram aceitos nos núcleos da rede, formada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD). Os colaboradores da Prodepa vão trabalhar pela ampliação dos acessos aos serviços para o cidadão e também na redução de gastos para os governos.

Os novos membros do GTD.COV, os analistas de sistemas Wilfran Cardoso, Elísio Cabral e a gerente de Proj. e Inovação, Adriana XistoOs novos membros do GTD.COV são os analistas de sistemas Wilfran Cardoso, Elísio Cabral e a gerente de Projetos e Inovação, Adriana Xisto. Eles, que já trabalham em transformação digital no Estado, passarão a atuar num modelo padrão a ser utilizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Adriana Xisto, que está como especialista do Núcleo de Integração e Interoperabilidade do grupo, acredita que será uma experiência muito produtiva para a transformação digital no Brasil. “É motivador estar participando desse grupo de trabalho que tem como foco planejar e realizar ações para melhorar a entrega de serviços pelos Estados. Espero aprender bastante e contribuir para o sucesso do trabalho, avançando da transformação digital aqui no Pará”, afirma.

“A ideia de transformação digital como um todo no Brasil vai gerar vários impactos na situação de atendimento e agilidade no serviço. Isso vai se refletir no nosso estado, um dos exemplos é Processo Administrativo Eletrônico (PAE), que transformou o que era físico em digital, com mais praticidade e rapidez'', observa o analista de sistemas, Elísio Cabral.

O GTD.GOV mobiliza 22 especialistas de todo o BrasilNo Pará, os trabalhos avançam com a determinação da Prodepa. "Aqui no estado, trabalhamos paralelamente ao GTD.GOV e nossa ideia é concentrar todos os nossos serviços em um único portal. Em vez de você visitar os sites de outros órgãos públicos, você verá tudo integrado em um espaço. Esse é um dos passos de transformação digital”, destaca Cabral.

Wilfran Cardoso ressalta a importância do trabalho em grupo. Para ele, o grupo é uma ferramenta importante na troca de ideias para melhores resultados nos projetos. “As trocas de conhecimento entre os estados são ferramentas poderosas que temos nas mãos, a proximidade de contato entre eles, conhecer as ferramentas utilizadas para tais soluções, com a possibilidade de uma cooperação técnica, é uma coisa ímpar”.

O Núcleo de Intragoverno é um subgrupo da arquitetura com o objetivo de facilitar a comunicação interna entre os estados, para as utilizações de ferramentas corporativas, fazendo com que as integrações e ligações entre os entes federativos se fortaleçam e se comuniquem de uma forma simples, fácil e confiável.

“Esse projeto nos motiva a cada reunião e faz com que passamos a ter uma mente aberta à tecnologia da informação, trazendo bons resultados e boas soluções ao nosso Estado. O nosso propósito no GTD.GOV é transformar a experiência das pessoas, com serviços públicos, gerando valor de forma simples, próxima e confiável”, disse Wilfran Cardoso.

O GTD.GOV conta com 22 especialistas de todo o Brasil. Reconhecida internacionalmente, a rede foi vencedora do Prêmio Working Group for Digital Transformation na categoria Digitising Public Services, pela organização Global Public Service Awards.