Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Programa 'Sua Casa' contempla mais de 300 pessoas esta semana

Estratégia habitacional já beneficiou mais de 8.300 famílias em todas as regiões do Pará desde sua criação, em 2019

Por Ronan Frias (SECOM)
10/11/2020 15h51

'Sua Casa' tem gestão da Companhia de Habitação do Pará, e garante benefício para a construção, reforma de casa e mão de obraAo todo 196 famílias de São Domingos do Capim, na região do Pará, foram contempladas nesta terça-feira (10) pelo programa habitacional estadual "Sua Casa". Gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), o programa garante benefício para a construção e reforma de casa, além da possibilidade de auxílio para o pagamento da mão de obra.

Durante a entrega, o presidente da Cohab, Luís André Guedes, destacou o trabalho que vem sendo realizado para melhoria dos índices habitacionais em todas as regiões. "Com esta entrega, mais de 300 benefícios foram repassados à população que mais precisa, somente nesta semana.

Além de São Domingos do Campim a Companhia de Habitação realizou entregas nesta segunda-feira (9) em Tucumã e Jacundá. Isso demonstra o compromisso do governador Helder em levar o programa Sua Casa para todas as regiões do Estado", explicou Guedes.

"É uma felicidade para nós, da assistência, ver programas que beneficiam e mudam verdadeiramente a vida das pessoas. Eu estive aqui no ano passado, quando a população passava por um momento difícil por conta das enchentes, vi casas destroçadas pela chuva, e hoje ao retornar vejo com felicidade que vocês estão se recuperando, se reerguendo e daqui pra frente prontos para viver um novo momento e novos desafios", contou Inocêncio Gasparim, titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda. A Seaster foi o órgão responsável pelo apoio logístico necessário para a realização adequada do evento. 

Dona de casa Santina Ferreira exibe o documento do Programa Sua Casa, recebido nesta segunda-feira (9), em São Domingos do CapimDona Santina Ferreira foi uma das contempladas na ação desta terça-feira. A senhora de 80 anos iniciou a construção da casa própria com o apoio do Governo do Estado e agora vai concluir a obra que já está na reta final.

"Para mim é uma felicidade porque eu sozinha não conseguiria reformar tudo. Deus me abençoou com essa graça e eu recebi, e assim tô reconstruindo a minha casa. Agora irei comprar as lajotas e finalizar meu piso. Esse dia vai ser pra sempre lembrado", destacou dona Santina.

A deputada federal Elcione Barbalho e o deputado estadual Chicão acompanharam a entrega dos benefícios. "Estamos tratando de felicidade, de realização de sonho, de melhoria de qualidade habitacional, de qualidade de vida. O governo do Estado segue atendendo aqueles que mais precisam", explicou a deputada federal.

O “Sua Casa” já contemplou mais de 8 mil e 300 famílias carentes em todas as regiões do Pará desde sua criação, em 2019. A estimativa da Cohab é que, em menos de dois anos, mais de 33 mil pessoas já conseguiram melhorar suas residências com o apoio direto do programa.

Titular da Cohab, Luís André Guedes entregou o benefício nas mãos de dona Maria de Nazaré, também contemplada, nesta segunda (9)O valor concedido pelo “Sua Casa” para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra pode chegar a R$ 21 mil. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Para selecionar os candidatos que atendem aos critérios estabelecidos em lei para contemplação pelo programa, a Cohab conta com equipes de engenheiros para avaliar a situação das moradias, e de assistência social, para averiguar a condição social dos candidatos.

Dona Maria de Nazaré, também, selecionada pelo programa, conta que trabalha há mais de 20 anos como barqueira e neste tempo foi difícil construir uma casa do jeito que a família precisava. A trabalhadora comemorou a oportunidade de melhorar a residência.

"A casa que eu morava estava caindo em baixo, já não tinha mais como eu morar. Quando recebi a primeira parte do benefício fiquei muito feliz porque estava a ponto de ver a minha casa desabar, e hoje estou muito agradecida porque vou finalizar a obra e ter uma casa pra chamar de minha de novo'', contou dona Maria de Nazaré.