Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BOVINOS E BUBALINOS

Campanha de vacinação contra febre aftosa no Marajó termina hoje

O produtor tem até o dia 30 de outubro para comprovar a vacinação do rebanho

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
15/10/2020 09h21

Após a vacinação, o produtor rural deve comunicar o ato à Adepará

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) encerra nesta quinta-feira (15), a campanha de vacinação contra febre aftosa no arquipélago do Marajó. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. O produtor é o responsável pela vacinação, e tem até o dia 30 de outubro para fazer a comunicação da vacina nos escritórios da Agência.

Para comprovação da imunização, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adepará mais próximo levando a nota fiscal da vacina. “As vacinas devem ser adquiridas em uma revenda agropecuária devidamente cadastrada junto à Adepará e, após a compra, é muito importante o produtor exigir a nota fiscal, para que ele possa realizar a notificação dessa vacina. Caso o produtor não vacine o rebanho, pode ser autuado e ter a propriedade bloqueada para trânsito dos animais”, detalha o diretor-geral da Agência, Jamir Macedo.

É obrigatório que os produtores rurais, após imunizarem seus rebanhos, comuniquem o ato à Adepará. A declaração da imunização deve ser feita, preferencialmente, de forma online, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), conforme tutorial. Mas também poderá ser realizada de forma presencial, por e-mail ou telefone. Porém, nos casos em que é realizada a agulha oficial, automaticamente o servidor já faz a vacinação e notifica a vacina para o produtor.

Para a comprovação é necessário apresentar além da nota fiscal de aquisição da vacina, a relação do rebanho, com a quantidade de animais, faixa etária e espécie trabalhada. O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.

A quinta etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciará em 1º de novembro e seguirá até o dia 30 de novembro. Todas as cidades paraenses estão incluídas na campanha, exceto os 16 municípios do Arquipélago do Marajó e as cidades de Faro e Terra Santa, no Baixo Amazonas. Nesta fase devem ser vacinados apenas animais com idade entre 0 e 24 meses.