Banpará investe em tecnologia para garantir segurança aos usuários
Cenário de pandemia aumentou em 400% as operações online no Banco do Estado do Pará, que reforça esquema de segurança com uso de ferramentas mais seguras
Banco do Estado do Pará (Banpará) reforça segurança contra golpes em operações online e dá dicas para evitar fraudes Para boa parte dos correntistas, a tecnologia é companheira fiel do dia a dia nas mais diferentes transações. Sabendo disso, o Banco do Estado do Pará (Banpará) procura manter uma relação próxima com os clientes, no sentido de garantir que eles estejam sempre munidos, ao máximo, de informações relacionadas à segurança, e assim evitar que a frequência de utilização do meio eletrônico não os transforme em presas fáceis para golpes e esquemas fraudulentos.
Superintendente de Redes de Canais da instituição financeira, Priscilla Miranda confirma que a facilidade em realizar operações em qualquer horário, e principalmente na segurança do lar fez aumentar significativamente a quantidade de usuários dos aplicativo móvel disponibilizado pelo banco. Assim como tantos outros bancos brasileiros, o Banco do Estado se prepara para oferecer o PIX, a nova modalidade de transferência de valores criada pelo Banco Central e que será mais barata e rápida.
"O cenário de pandemia impulsionou ainda mais essa migração dos atendimentos presenciais para os atendimentos por meio dos canais digitais. No Banpará, as operações cresceram no patamar de 400%, se comparado ao mesmo período do ano passado", relata a superintendente.
Priscila Miranda afirmou que "esse crescimento foi também alavancado com o lançamento do novo app, em março (de 2020) e, que dispõe de uma arquitetura mais moderna, ofertando maior segurança e estabilidade, além de agregar novas funcionalidades, como investimento, biometria, solicitação de cartão e débito automático".
É importante lembrar que bancos não mandam estagiários, funcionários ou mototáxis nas casas dos clientes para recolhimento de equipamentos ou senhas. Em caso de dúvidas, o correntista deve buscar o gerente da conta ou ir até a agência dele.
Elielson Almeida é um desses usuários que aprova os investimentos voltados para facilitar a vida do cliente. "Tenho uma experiência muito positiva, especialmente em questão de segurança. Durante a quarentena, o celular e o computador ganharam ainda mais importância, e justamente por causa disso também a gente tem mais notícias de fraudes e pessoas caindo em golpes. Então ter um banco que se preocupa com essa segurança do usuário nos conforta e dá maior confiabilidade", pontua o cliente.
"Sempre estão nos informando para não clicar em links, responder emails ou informar dados bancários a terceiros ou por telefone. É muito satisfatório ter um banco público na Amazônia promovendo esse atendimento diferenciado, que é bem mais humanizado e personalidade se a gente comparar com bancos privados", reforça Elielson Almeida.
Confira cuidados básicos para não cair em golpes
- Manutenção do sistema operacional do celular atualizado;
- Troca periódica da senha de acesso;
- Manutenção de um antivírus confiável atualizado;
- Acompanhar periodicamente o extrato e lançamentos;
- Ativar o serviço do envio do SMS com o registro das transações realizadas;
- Guardar de forma segura suas senhas e não anotá-las em local de fácil acesso de terceiros;
- Nunca compartilhar suas credenciais de acesso, códigos de segurança e senhas de cartões com terceiros;
- Não utilizar computadores de lan house para acessar a conta bancária;
- Não habilitar celulares desconhecidos;
- Jamais clicar em links recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais e nem fornecer senhas ou credenciais a terceiros por contato telefônico.