Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Sedap promove feira de frutas, pescado e hortaliças saudáveis em Conceição do Araguaia

Programação envolveu 100 produtores que receberam também orientações preventivas sobre a Covid-19

Por Camila Botelho (SEDAP)
05/10/2020 14h18

Cerca de 100 produtores participaram no domingo (5) da Feira Livre do Produtor Rural Aloízio Damasceno, no município de Conceição do Araguaia. Além da venda de produtos, a programação contou com ações de orientação e sobre prevenção ao novo coronavírus além de orientações sobre a importância do associativismo. 

A programação foi uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) – através da regional local -, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), secretarias municipais de agricultura e de assistência social e Vigilância Sanitária. 

A Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa) coordena pela Sedap todas as feiras que estão sendo realizadas em parcerias com o Sebrae. Em Conceição do Araguaia, como explicou o gerente da regional da secretaria, Henrique Cavalcanti, os feirantes receberam kits contendo camisetas, bonés, aventais e placas identificadoras de produtos e preços. “Essa padronização oferece uma melhor visualização ao ambiente e consequentemente contribui para um maior número de vendas”, observou. 

Outra grande importância da programação, segundo Cavalcanti, foi à aproximação com os feirantes/produtores. “Podermos entender quais as suas maiores dificuldades e a partir daí buscarmos soluções para resolvê-las”, avaliou. 

Durante o domingo, o consumidor de Conceição do Araguaia pôde comprar produtos como farinhas, mel, frutas, verduras e temperos. Também foi ofertada a venda de pescado através da participação dos piscicultores/comerciantes locais.

Outras regionais também estão realizando ações que visam a comercialização de produtos da agricultura familiar nas feiras livres do município. Em Paragominas, por exemplo, no domingo, teve também a Feira do Produtor. A programação atraiu a participação do consumidor que pôde adquirir produtos de boa qualidade. 

Texto por Rose Barbosa