Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

PGE inicia circuito de treinamento voltado ao sistema PAE na instituição

Por Barbara Brilhante (PGE)
02/09/2020 15h39

A Procuradoria-Geral (PGE) deu início, nesta terça-feira (02), ao Circuito de Treinamento-PAE, ofertado pelo Centro de Estudos a servidores e funcionários da instituição. O encontro foi apenas o primeiro destinado ao gerenciamento e à tramitação de documentos por meio do Processo Administrativo Eletrônico (PAE), sistema implementado pela gestão estadual em órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta. 

O circuito está sendo ministrado pelo gestor do PAE na Procuradoria, Leonardo Vulcão, de duas formas: presencial, no auditório localizado na sede da PGE, em Belém; e por meio de plataforma virtual. O acesso aos cursos é disponibilizado aos profissionais inscritos.

“Passamos a ser muito demandados por servidores e procuradores interessados em treinamentos relacionados aos sistemas. Ainda são uma novidade, mas a ideia é garantir a participação mais ampla possível”, explicou o procurador do Estado, Rafael Rolo, coordenador do Centro de Estudos da PGE. 

No início de agosto deste ano, o Governo do Pará chegou a um milhão de processos administrativos eletrônicos tramitados pelo sistema, trazendo benefícios como transparência, eficiência e preservação do meio ambiente, além de uma considerável economia de papel. O PAE facilita o fluxo de processos interna e externamente entre os órgãos do Estado.

De janeiro a agosto de 2020, a Procuradoria garantiu a tramitação, por meio eletrônico, de 99,9% dos processos movimentados na instituição, e foi premiada com menção honrosa, no último dia 19, durante cerimônia no Palácio dos Despachos, como um dos órgãos que mais se destacaram no uso da ferramenta.

Segundo o assessor de gabinete Leonardo Vulcão, gestor do PAE na PGE, o processo de capacitação tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos servidores na ferramenta e auxiliar no uso do sistema, além de facilitar o fluxo de processos. “A PGE, hoje, está empenhada em garantir a tramitação, de forma eletrônica, do maios número possível de processos. Isso nos garante uma eficácia maior e repostas mais rápidas quanto aos procedimentos”, concluiu. 

A expectativa é que outros módulos como este sejam disponibilizados no decorrer do ano, incluindo o treinamento em outras ferramentas utilizadas pelo órgão, como é o caso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), o qual deve ser ministrado pelo chefe da Central de Cadastros da PGE, Rogério Kerber.