Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado inicia obras de pavimentação no município do Acará 

Governador Helder Barbalho presenciou começo dos trabalhos nesta sexta feira (10) por meio do programa Asfalto Por Todo o Pará, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas 

Por Barbara Brilhante (PGE)
10/07/2020 14h48

Governador Helder Barbalho deu início aos serviços do programa Asfalto Por Todo o Pará que garante 3 km de pavimentação na cidadeO governador Helder Barbalho esteve, na manhã desta sexta-feira (10), no município do Acará, no nordeste do Pará, para dar início às obras de pavimentação do trecho urbano da PA-252. Por meio do programa Asfalto Por Todo o Pará, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a cidade receberá 3 km de asfalto novo. 

Helder Barbalho destacou a relevância de uma boa malha viária para a logística e desenvolvimento econômico paraense. “É muito importante que nós estejamos fazendo a pavimentação e, acima de tudo, garantindo que a rodovia, que é uma importante ligação entre a Belém-Brasília e o Vale do Acará, possa estar em condições para a população e adequada para o tráfego e o desenvolvimento da região”. 

O trecho urbano da rodovia compreende cinco vias da cidade de Acará, que passam pelos principais bairros do município e servem como rota para o escoamento de grãos e produtos como o dendê, que saem de cidades da Região Rio Capim em direção ao porto de Barcarena. 

De acordo com o titular da Sedop, Ruy Cabral, as obras representam um passo a mais em direção ao desenvolvimento econômico da região. “Serão três quilômetros de qualidade de vida, de melhorias na infraestrutura e nas condições do transporte para os acaraenses. O trecho que escolhemos é o que dá acesso à balsa, por onde passa a produção do Estado do Pará. É com satisfação que iniciamos imediatamente os serviços dentro da cidade”. A previsão é de que todas as cinco ruas sejam completamente asfaltadas. 

“As obras vão permitir que este traslado ocorra com qualidade, sem prejudicar a vida das pessoas. O Estado está fazendo o asfalto para tirar a poeira e a lama da porta das pessoas. Somado a isso, vamos dar a ordem de serviço para começar o asfalto da Perna Leste, ligando Bujaru à Alça Viária, em uma estrada que hoje é de piçarra. Isso tudo vai fazer com que a região ganhe uma dimensão econômica absolutamente importante, gerando emprego e renda à população”, complementou Helder Barbalho. 


A aposentada Raimunda Alves mora há mais de 60 anos na cidade do Acará e festejou a melhoria assegurada pelo governo estadualO Acará é o sexto município do Baixo Tocantins a receber as obras do Asfalto Por Todo o Pará, com investimentos de cerca de R$ 5 milhões. A previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda este ano. 

"O programa vai trazer melhorias inclusive para a saúde da população, que tem adoecido pelo excesso de poeira e, também para a economia da nossa cidade”, complementou a prefeita Amanda Martins. 

 

MELHORIAS 

O restaurante da dona Vilma Fernandes está totalmente fechado há dois meses e o motivo não foi apenas a pandemia do novo coronavírus. O excesso de lama e poeira pela ausência de asfalto na via também ajudou a inviabilizar o empreendimento na avenida Governador Fernando Guilhon, uma das contempladas pelas obras, no bairro Centro do Acará. 

“Tem muita poeira e por isso os comércios não funcionam mais. Com o asfalto vai melhorar muito, porque vamos poder abrir nossas lojas e garantir que seja um ambiente higiênico de novo”, afirmou a comerciante Vilma Fernandes. 

Moradora da cidade há mais de 60 anos, a aposentada Raimunda Sousa tem visto o asfalto como sinal de esperança em dias melhores. “Vai trazer mais qualidade de vida, porque estamos comendo e aspirando poeira atualmente. Queremos que estas melhorias venham. É um desejo de todos nós moradores”.