Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEAP

Bope capacita servidores durante curso sobre técnicas penitenciárias

Instrução foi realizada conjuntamente pelo Bope e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
06/07/2020 15h53

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promove, por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (Ftip), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o I Curso de Técnicas Penitenciárias. O objetivo é selecionar servidores para compor a equipe paraense da Ftip. No último sábado (4), a capacitação contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar.

A instrução foi realizada através do trabalho conjunto entre o Bope e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil. Dois instrutores de cada organização dividiram os temas para ministrar os assuntos aos servidores da Seap. Mais de 30 agentes penitenciários participam do curso, que teve início no dia 22 de junho e será encerrado no dia 9 de julho.

A grade disciplinar aborda teoria e prática do exercício profissional dos agentes prisionais do Pará. Representantes do Bope ministraram a disciplina “Uso de instrumentos de menor potencial ofensivo e tecnologias menos letais em intervenções gerais”, além de falar sobre a “Doutrina de uso diferenciado da força”. A aula contou ainda com a participação do diretor do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica da Seap (Cime), delegado Benassuly.

O tenente Zampietro, da Seção de Ensino e Instrução do Bope, explica a necessidade de abordar este tipo de assunto na capacitação dos agentes penitenciários, para garantir o exercício adequado das atividades realizadas diariamente nas unidades prisionais. 

“É muito importante o policial penal dominar a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo e conhecer a doutrina de uso diferenciado da força, pois assim, o agente público que trabalha com a ressocialização do preso poderá solucionar os problemas que encontrar no dia a dia laboral”, disse.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, agradece a parceria do Bope. "O trabalho em conjunto com as demais forças da segurança pública do Pará garante a qualidade do serviço prestado e capacitação adequada de nossos servidores", afirma.